ELABORAÇÃO DE REGRAS DE CONVÍVIO ESCOLAR PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA E.E. MARIA LUIZA DE G. MEDEIROS - PIBID

Ariane de Araujo Ferreira, Tamires de Oliveira Pires Maia, Nathalia Azeredo Lescura, Anelise Garcia Martins, Ida Letícia Mendes dos Santos, Walderez Moreira Joaquim, Karla Andressa Ruiz Lopes, Nadia Maria Campus Velho, Elisa Celeste Dreux

Resumo


O presente trabalho trata da elaboração de regras e normas escolares com alunos da escola E.E. Maria Luiza de Guimarães Medeiros, localizada na Zona Norte de São José dos Campos-SP e do desenvolvimento de atividades com os licenciandos bolsistas do projeto PIBID. O trabalho foi dividido em três etapas: (a) primeira etapa foi aplicação de jogos em sala de aula com alunos da primeira série do ensino médio pelos licenciandos bolsistas, para realizar o levantamento de regras para o cotidiano escolar; (b) a segunda etapa a mesma atividade foi repassada aos professores da escola em reunião de ATPC que refizeram posteriormente a atividade com todos os alunos da escola e na (c) terceira etapa, finalizando com síntese de dez regras básicas de convívio escolar. Como resultado das atividades realizadas e as regras elaboradas em conjunto: alunos, professores e grupo gestor, foram apresentadas para a comunidade escolar; experimentou-se uma reflexão a importância de regras e normas internas para a melhoria do comportamento dos alunos no ambiente escolar. As regras foram fixadas em cartaz em todas as salas para o conhecimento e cumprimento de todos.


Palavras-chave


Palavras-chave: Ambiente escolar, Aulas práticas, Jogos, Normas escolares

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.842

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.