ELABORAÇÃO DE REGRAS DE CONVÍVIO ESCOLAR PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA E.E. MARIA LUIZA DE G. MEDEIROS - PIBID
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.842Palabras clave:
Palavras-chave, Ambiente escolar, Aulas práticas, Jogos, Normas escolaresResumen
O presente trabalho trata da elaboração de regras e normas escolares com alunos da escola E.E. Maria Luiza de Guimarães Medeiros, localizada na Zona Norte de São José dos Campos-SP e do desenvolvimento de atividades com os licenciandos bolsistas do projeto PIBID. O trabalho foi dividido em três etapas: (a) primeira etapa foi aplicação de jogos em sala de aula com alunos da primeira série do ensino médio pelos licenciandos bolsistas, para realizar o levantamento de regras para o cotidiano escolar; (b) a segunda etapa a mesma atividade foi repassada aos professores da escola em reunião de ATPC que refizeram posteriormente a atividade com todos os alunos da escola e na (c) terceira etapa, finalizando com síntese de dez regras básicas de convívio escolar. Como resultado das atividades realizadas e as regras elaboradas em conjunto: alunos, professores e grupo gestor, foram apresentadas para a comunidade escolar; experimentou-se uma reflexão a importância de regras e normas internas para a melhoria do comportamento dos alunos no ambiente escolar. As regras foram fixadas em cartaz em todas as salas para o conhecimento e cumprimento de todos.
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