MICROSCOPIA E USO DA CÂMERA DO CELULAR NAS AULAS DE BIOLOGIA: UM INSTRUMENTO DE REGISTRO DE ATIVIDADES
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1318
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo a observação microscópica de estruturas reprodutoras vegetais ao microscópio monocular 116AL Coleman, objetiva 40x para ilustrar o ciclo de vida de grupos vegetais por alunos do Ensino Médio do Colégios Univap Aquarius, na Zona Oeste de São José dos Campos. O trabalho foi dividido em duas etapas: (a) a primeira etapa constituiu-se no estudo teórico dos grupos vegetais, ciclos reprodutivos e observação de estruturas reprodutoras de pteridófitas e angiospermas em aula de campo realizada na Praça Ulisses Guimarães, localizada no Jardim Aquarius; (b) a segunda etapa realizada no laboratório de Biologia do colégio, foram visualizadas ao microscópio óptico, soros, esporângios e esporos vegetais presentes em folhas de samambaias (Nephrolepis exaltata); e grãos de pólen de anteras coletadas de flores de “pata de vaca” (Bauhinia forticata). Complementando o resultado das atividades realizadas, os alunos utilizaram a câmera do celular (Iphone 5, câmera digital 8MP) acoplada a objetiva do microscópio registrando as estruturas observadas que foram compartilhadas nos grupos de estudo existentes nas redes sociais.
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Publicado
2017-01-18
Como Citar
Vieira, A., Fernandes, G., Guimarães, J. C., Souza, V. G. O., & Dreux, E. C. (2017). MICROSCOPIA E USO DA CÂMERA DO CELULAR NAS AULAS DE BIOLOGIA: UM INSTRUMENTO DE REGISTRO DE ATIVIDADES. Revista Univap, 22(40), 349. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1318
Edição
Seção
Resumo - INIC
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1318Resumo
O presente trabalho teve como objetivo a observação microscópica de estruturas reprodutoras vegetais ao microscópio monocular 116AL Coleman, objetiva 40x para ilustrar o ciclo de vida de grupos vegetais por alunos do Ensino Médio do Colégios Univap Aquarius, na Zona Oeste de São José dos Campos. O trabalho foi dividido em duas etapas: (a) a primeira etapa constituiu-se no estudo teórico dos grupos vegetais, ciclos reprodutivos e observação de estruturas reprodutoras de pteridófitas e angiospermas em aula de campo realizada na Praça Ulisses Guimarães, localizada no Jardim Aquarius; (b) a segunda etapa realizada no laboratório de Biologia do colégio, foram visualizadas ao microscópio óptico, soros, esporângios e esporos vegetais presentes em folhas de samambaias (Nephrolepis exaltata); e grãos de pólen de anteras coletadas de flores de “pata de vaca” (Bauhinia forticata). Complementando o resultado das atividades realizadas, os alunos utilizaram a câmera do celular (Iphone 5, câmera digital 8MP) acoplada a objetiva do microscópio registrando as estruturas observadas que foram compartilhadas nos grupos de estudo existentes nas redes sociais.
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