MICROSCOPIA E USO DA CÂMERA DO CELULAR NAS AULAS DE BIOLOGIA: UM INSTRUMENTO DE REGISTRO DE ATIVIDADES

Amanda Vieira, Gabriela Fernandes, Julia Camargo Guimarães, Victória Gabriela Oliveira Souza, Elisa Celeste Dreux

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo a observação microscópica de estruturas reprodutoras vegetais ao microscópio monocular 116AL Coleman, objetiva 40x  para ilustrar o ciclo de vida de grupos vegetais por alunos do Ensino Médio do Colégios Univap Aquarius,  na Zona Oeste de São José dos Campos. O trabalho foi dividido em duas etapas: (a) a primeira etapa constituiu-se no estudo teórico dos grupos vegetais, ciclos reprodutivos e observação de estruturas reprodutoras de pteridófitas e angiospermas em aula de campo realizada na Praça Ulisses Guimarães, localizada no Jardim Aquarius; (b)  a segunda etapa realizada  no laboratório de Biologia do colégio, foram visualizadas ao microscópio óptico, soros, esporângios e esporos vegetais presentes em folhas de samambaias (Nephrolepis exaltata);   e   grãos de pólen de anteras coletadas de flores de “pata de vaca” (Bauhinia forticata). Complementando o resultado das atividades realizadas, os alunos utilizaram a câmera do celular (Iphone 5, câmera digital 8MP) acoplada a objetiva do microscópio registrando as estruturas observadas que foram compartilhadas nos grupos de estudo existentes nas redes sociais.


Palavras-chave


Soros, grãos de pólen, câmeras.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1318

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