TESTE COLORIMÉTRICO EM GRÃOS DE PÓLEN DE Passiflora caerulea, P. foetida, P. miniata e P. mucronata

Autores

  • Kalia Dável Grecco Universidade Federal do Espírito Santo
  • Katiuss Ferreira Borges Universidade Federal do Espírito Santo
  • Milene Miranda Praça-Fontes Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1366

Palavras-chave:

Maracujás, Passiflora L., Orceína acética, Lugol, Viabilidade do pólen

Resumo

A análise de viabilidade polínica de espécies de Passiflora L. é importante para cruzamentos em melhoramento genético, pois obtêm-se a taxa de fertilidade masculina. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo caracterizar a taxa de viabilidade polínica de quatro espécies de Passiflora: P. caerulea, P. foetida, P. miniata e P. mucronata. Para as análises de viabilidade foi utilizado técnica de coloração citoquímica, utilizando os corantes: Lugol, Orceína e solução de Alexander. Os botões florais foram coletados e fixados em solução de metanol: acido acético (3:1) e mantidos sob refrigeração. Foram preparadas lâminas e analisadas ao microscópio óptico, considerando grãos de pólen viáveis e não viáveis, através da diferenciação colorimétrica e de tamanho. A contagem foi de 1000 grãos de pólen por lâmina. P. mucronata foi a espécie que apresentou os melhores resultados de viabilidade de pólen, diferindo estatisticamente de P. foetida, P. miniata e P. caerulea, quando os corantes Lugol e Orceína foram utilizados. Quando a solução de Alexander foi utilizada P. mucronata diferiu de P. foetida e P. miniata. Os menores valores de viabilidade dos pólens foram observados para P. foetida.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kalia Dável Grecco, Universidade Federal do Espírito Santo
    Bolsista de Iniciação Científica pela FAPES. Graduanda em Ciências Biológicas Licenciatura (Departamento de Biologia) da Universidade Federal do Espírito Santo - Campus Alegre.

Downloads

Publicado

24-03-2017

Como Citar

TESTE COLORIMÉTRICO EM GRÃOS DE PÓLEN DE Passiflora caerulea, P. foetida, P. miniata e P. mucronata. (2017). Revista Univap, 22(40), 661. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1366

Artigos Semelhantes

1-10 de 34

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)