VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DA IMPLANTAÇÃO DA CULTURA DO MILHO NO MUNICIPIO DE SANTA TERESA-ES

Autores

  • Bruno Eustáquio Cirilo Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Marlinda Rufina Jolomba Silva Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v23i43.1773

Palavras-chave:

Custo de produção, renda bruta total, renda líquida.

Resumo

A importância econômica do milho é caracterizada pelas diversas formas de sua utili-zação, que vai desde a alimentação animal até a indústria de alta tecnologia. O milho se destaca como um produto agrícola de grande importância no cenário brasileiro, sen-do utilizado desde a produção animal passando pelo aspecto social. O Brasil é um dos maiores produtores de milho do mundo, ficando atrás dos Estados Unidos e da China. A safra de milho (Zea mays L.) vem crescendo a cada ano no Brasil, em produção e em área plantada: esse cereal pode ser produzido em todo o território brasileiro e seu rendimento é de 5,4 t ha-1. No Espírito Santo o milho é cultivado pelos agricultores fami-liares, em uma área de 40 mil hectares e utilizado principalmente no consumo familiar - na alimentação de aves, suínos, bovinos e no agroturismo. O presente trabalho tem o objetivo de implantar a cultura do milho no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo – Campus Santa Teresa, para fins de produção de sila-gem para alimentação animal, verificado sua viabilidade econômica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Eustáquio Cirilo Silva, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de solos/Fitotecnia, area de recuperação de áreas degradadas e produção vegetal.

Marlinda Rufina Jolomba Silva, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina do Huambo - Angola, mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

Silva, B. E. C., & Silva, M. R. J. (2017). VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DA IMPLANTAÇÃO DA CULTURA DO MILHO NO MUNICIPIO DE SANTA TERESA-ES. Revista Univap, 23(43), 17–25. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v23i43.1773

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra