ESTUDOS ETNOBOTÂNICOS E AULAS SOBRE PLANTAS MEDICINAIS NA E.E. MARIA LUIZA DE GUIMARAES MEDEIROS, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.838Palabras clave:
Botânica, conhecimento popular, Ervas medicinaisResumen
Resumo - O presente trabalho objetivou investigar o conhecimento etnobotânico dos alunos da E.E. Maria Luiza de Guimarães Medeiros, localizado na região Norte de São José dos Campos – SP e paralelamente desenvolver aulas práticas com os alunos participantes do projeto PIBID, relacionadas ao uso de plantas medicinais. O trabalho foi realizado em duas etapas: (a) a primeira foi a aplicação de um questionário de etnobotânica sobre dados socioeconômicos, conhecimentos e uso sobre plantas medicinais que foram entregues aos alunos para que entrevistassem pessoas da comunidade a qual pertenciam; (b) a segunda etapa foi o desenvolvimento de atividades práticas sobre conceitos relacionados ao uso de planta medicinais. O estudo revelou que o conhecimento sobre o uso de plantas medicinais é praticado pelos moradores, principalmente pelas mulheres (70%) e alunos que residem na região rural (50%). Os bairros que compõem a região Norte vêm sofrendo descaracterização da cultura da região fator atribuído a implantação de casas populares, fato que pode ser notado no comportamento dos alunos e mudanças nos hábitos de cultivo e uso de plantas medicinais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este trabajo está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y creen a partir de su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue el crédito correspondiente por la creación original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode