ESTUDOS ETNOBOTÂNICOS E AULAS SOBRE PLANTAS MEDICINAIS NA E.E. MARIA LUIZA DE GUIMARAES MEDEIROS, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.838
Resumo
Resumo - O presente trabalho objetivou investigar o conhecimento etnobotânico dos alunos da E.E. Maria Luiza de Guimarães Medeiros, localizado na região Norte de São José dos Campos – SP e paralelamente desenvolver aulas práticas com os alunos participantes do projeto PIBID, relacionadas ao uso de plantas medicinais. O trabalho foi realizado em duas etapas: (a) a primeira foi a aplicação de um questionário de etnobotânica sobre dados socioeconômicos, conhecimentos e uso sobre plantas medicinais que foram entregues aos alunos para que entrevistassem pessoas da comunidade a qual pertenciam; (b) a segunda etapa foi o desenvolvimento de atividades práticas sobre conceitos relacionados ao uso de planta medicinais. O estudo revelou que o conhecimento sobre o uso de plantas medicinais é praticado pelos moradores, principalmente pelas mulheres (70%) e alunos que residem na região rural (50%). Os bairros que compõem a região Norte vêm sofrendo descaracterização da cultura da região fator atribuído a implantação de casas populares, fato que pode ser notado no comportamento dos alunos e mudanças nos hábitos de cultivo e uso de plantas medicinais.
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Publicado
2017-01-18
Como Citar
Dreux, E. C., Ferreira, A. de A., Martins, A. G., Santos, I. L. M. dos, Santana, L. C. da C. F., Vicente, M. C. S. S., Sandim, S. H., Joaquim, W. M., Lopes, K. A. R., & Velho, N. M. C. (2017). ESTUDOS ETNOBOTÂNICOS E AULAS SOBRE PLANTAS MEDICINAIS NA E.E. MARIA LUIZA DE GUIMARAES MEDEIROS, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP. Revista Univap, 22(40), 344. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.838
Edição
Seção
Resumo - INIC
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.838Resumo
Resumo - O presente trabalho objetivou investigar o conhecimento etnobotânico dos alunos da E.E. Maria Luiza de Guimarães Medeiros, localizado na região Norte de São José dos Campos – SP e paralelamente desenvolver aulas práticas com os alunos participantes do projeto PIBID, relacionadas ao uso de plantas medicinais. O trabalho foi realizado em duas etapas: (a) a primeira foi a aplicação de um questionário de etnobotânica sobre dados socioeconômicos, conhecimentos e uso sobre plantas medicinais que foram entregues aos alunos para que entrevistassem pessoas da comunidade a qual pertenciam; (b) a segunda etapa foi o desenvolvimento de atividades práticas sobre conceitos relacionados ao uso de planta medicinais. O estudo revelou que o conhecimento sobre o uso de plantas medicinais é praticado pelos moradores, principalmente pelas mulheres (70%) e alunos que residem na região rural (50%). Os bairros que compõem a região Norte vêm sofrendo descaracterização da cultura da região fator atribuído a implantação de casas populares, fato que pode ser notado no comportamento dos alunos e mudanças nos hábitos de cultivo e uso de plantas medicinais.
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