LEVANTAMENTO ETNOBOTÂNICO DE PLANTAS MEDICINAIS NO BAIRRO MASSAGUAÇU, CARAGUATATUBA - SP

Lucas de Souza, Karolina Marie Alix Benedictte Van Sebroeck Dória

Resumo


O conhecimento sobre plantas medicinais muitas vezes representa o único recurso terapêutico para algumas comunidades. A pesquisa etnobotânica e etnofarmacológica registra e documenta o conhecimento tradicional e a informação sobre os usos empíricos das plantas, as quais estão em franco processo de desaparecimento e ainda fundamenta que este resgate deve ser efetuado junto as comunidades rurais. O presente trabalho teve como objetivo fazer o levantamento etnobotânico sobre o conhecimento e o uso das plantas medicinais no bairro Massaguaçu, Caraguatatuba, SP. Foram catalogadas 35 famílias botânicas com 64 espécies de plantas medicinais. Com relação as partes da planta utilizada no preparo dos remédios caseiros a comunidade citou folhas, caule, flor, fruto, raiz, tubérculo, semente e cascas. A utilização das plantas medicinais no bairro do Massaguaçu foi direcionada para a cura de afecções como gripe e o resfriado.

 

 


Palavras-chave


Etnobotânica; Etnofarmacológica; Comunidade tradicional; Conheciment

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.901

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.