PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 6º DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REUTILIZANDO RESÍDUOS SÓLIDOS

Vanusa Rosa Falqueto Fracarole, Danielle Marques Alvaristo, Larissa Viana Brunelli, Monique Moreira Moulin

Resumo


O tema “Lixo - resíduos sólidos” possui pouca visibilidade nas escolas, tanto na sala de aula quanto fora dela, dessa forma o PIBID-IFES- Alegre/ES realizou uma oficina de intervenção na escola com o intuito de conscientizar os alunos para as questões ambientais, a fim de gerenciar adequadamente os resíduos sólidos produzidos em sala de aula, em casa e até mesmo na comunidade. A oficina foi executada com a produção de uma história em quadrinhos, livros de histórias elaborados com a família, e criação de uma boneca ecológica, além de um questionário acerca da prática dirigida aos alunos. Os resultados obtidos mostraram que existe pouco compromisso com a interdisciplinaridade no que diz respeito à Educação Ambiental e restrições quanto à reutilização do lixo.  Isso demonstra a necessidade de trabalhar a educação ambiental na sala de aula em todas as disciplinas. Observou-se que a oficina contribuiu para a formação de indivíduos mais conscientes e comprometidos fazendo com que os alunos busquem alternativas sustentáveis em suas casas, na escola e na comunidade.

Palavras-chave


Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, Lixo, Mudanças Comportamentais

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.868

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.