A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CRICIÚMA – SC

Autores

  • Aline Coêlho dos Santos Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Cristini Feltrin Canever Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Maristela Gonçalves Giassi Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Paulo Rômulo de Oliveira Frota Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.18066/revunivap.v17i30.29

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Ensino-aprendizagem. Alunos. Educação.

Resumo

O ensino de Ciências nas escolas brasileiras, de modo geral, ainda acontece de forma tradicional e as pesquisas nessa área, costumeiramente, têm como foco o professor. Assim, este trabalho teve como objetivo identificar a percepção dos alunos sobre a importância do ensino de ciências em suas vidas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, com 216 alunos, do 6ª ao 9º ano, distribuídos em 7 escolas da rede pública municipal de Criciúmas/SC. Os resultados mostram que os alunos gostam de ciências e acham importante para sua vida, mas deixam claro que faltam aulas mais dinâmicas, interativas e práticas.

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Biografia do Autor

Aline Coêlho dos Santos, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graduada em Ciências Biológicas - licenciatura pela Universidade do Extremo Sul Catariense em 2011 e componente do grupo de pesquisa Produção do Conhecimento no Paradigma Histórico Cultural/UNESC

Cristini Feltrin Canever, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graduada em Ciências Biológicas - licenciatura pela Universidade do Extremo Sul Catarinense e integrante do Grupo de Pesquisa Produção do Conhecimento no Paradigma Histórico-Cultural/UNESC

Maristela Gonçalves Giassi, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Possui graduação em Ciências Habilitação Biologia pela Fundação Educacional de Criciúma (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense e professor titular da Escola de Ensino Básico Engº Sebastião Toledo dos Santos. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, saúde ambiental, formação de professores, ensino de Ciências e Biologia e História da Ciência.

Paulo Rômulo de Oliveira Frota, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Federal do Piauí (1977), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1995) e doutorado em Educação Ensino de Ciências Naturais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense, ligado aos Mestrado de Educação e de Ciências da Saúde. Estuda o Ensino de Ciência, com ênfase em Ensino de Física; a Formação de Professores, Epistemologia, Referencial Histórico-cultural e Educação em Saúde.

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Publicado

2011-12-22

Como Citar

Santos, A. C. dos, Feltrin Canever, C., Gonçalves Giassi, M., & de Oliveira Frota, P. R. (2011). A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CRICIÚMA – SC. Revista Univap, 17(30), 68–80. https://doi.org/10.18066/revunivap.v17i30.29

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