ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO EM INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA INOVADORA PARA O USO DE LABORATÓRIOS ON-LINE EM AVEA

Autores

  • Aline Coêlho dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bruno José de Sousa Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Josi Zanette do Canto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juarez Bento da Silva Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i44.1874

Palavras-chave:

Inovação tecnoeducativa, aprendizagem baseada em investigação, laboratórios virtuais, laboratórios remotos.

Resumo

O Ensino de Ciências encontra-se atualmente condicionado a um sistema de ensino ineficaz, com baixo aproveitamento, alto desinteresse dos alunos e pobre em atividades de investigação e experimentação prática. A necessidade por inovação é uma constante. Este estudo apresenta o desenvolvimento de conteúdos digitais, utilizados nas aulas de Ciências, na Educação Básica, por intermédio da construção de um espaço de investigação virtual, com integração de atividades inspiradas no modelo de Aprendizagem Baseada em Investigação (ABInv), Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e experimentação prática em Laboratórios Virtuais e Remotos (LVR). Esta pesquisa pauta-se na descrição e discussão do processo de construção do espaço de investigação virtual aqui proposto. Dos resultados obtidos foi possível identificar dificuldades, como, baixo acervo de laboratórios on-line disponíveis e difícil adequação das atividades e conteúdo ao modelo. Em contrapartida a proposta apresenta-se como uma inovação tecnoeducativa em potencial, podendo ser propulsora de ensino de qualidade, como também despertar no aluno o interesse pela ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Coêlho dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Tecnologias da Informação e Comunicação na Universidade Federal de Santa Catarina/ UFSC; Especialização em Auditoria e Perícia Ambiental pela Universidade do Extremo Sul Catarinense/UNESC e Graduada em Ciências Biológicas - licenciatura pela UNESC.

Josi Zanette do Canto, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Tecnologias da Informação e Comunicação na Universidade Federal de Santa Catarina

Juarez Bento da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Engenharia de Gestão do Conhecimento

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Santos, A. C. dos, de Sousa, B. J., do Canto, J. Z., & da Silva, J. B. (2018). ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO EM INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA INOVADORA PARA O USO DE LABORATÓRIOS ON-LINE EM AVEA. Revista Univap, 24(44), 54–68. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i44.1874

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)