REFLEXÕES SOBRE O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Karen Caroline Rodrigues Nascimento, Eline das Flores Victer

Resumo


Desenvolvida em uma escola pública de Teresópolis/RJ, esta pesquisa trata-se de uma reflexão sobre o uso de materiais didáticos como proposta pedagógica para tornar as aulas de matemática mais produtivas, principalmente no que diz respeito ao envolvimento do aluno. A utilização de materiais didáticos se tornou uma ferramenta importante para facilitar a aprendizagem, desta forma, iniciamos nossa investigação observando a produção de materiais didáticos desenvolvidos por alunos e, como os professores lidam com os materiais didáticos. Com o objetivo de melhorar o rendimento dos alunos e consequentemente a aprendizagem, desejamos destacar as potencialidades que o uso dos materiais didáticos pode trazer. Os resultados apontam uma preocupação com os diversos fatores que interferem na compreensão da matemática e que a escola pode sim, por meio de intervenções, motivar e sensibilizar tanto alunos, quanto professores a repensarem suas ações no ambiente escolar

Palavras-chave


Materiais didáticos; Ensino; Aprendizagem; Matemática; Educação Básica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1170

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