A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFSP

Autores

  • Nicole Faria Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/IFSP - Câmpus São José dos Campos Licenciatura em Matemática. http://orcid.org/0000-0003-0747-018X
  • Graziela Marchi Tiago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/IFSP - Câmpus São José dos Campos Departamento de Matemática. http://orcid.org/0000-0002-5305-4921

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1167

Palavras-chave:

Prática como Componente Curricular (PCC), Licenciatura em Matemática, IFSP

Resumo

Por determinação da Lei 11.892/2008, 20% das vagas dos Institutos Federais devem ser destinadas a cursos de licenciatura e programas especiais de formação pedagógica com vistas à formação de professores para a educação básica, com ênfase nas áreas de ciências, matemática e educação profissional (art. 8º). Estudos voltados às propostas formativas que vêm sendo oferecidas mostram-se essenciais à melhoria delas. Dentre as dificuldades enfrentadas pelos cursos de licenciatura estão em interpretarem os significados da Prática como Componente Curricular (PCC), e estas dificuldades já se expressam inclusive pelas diferentes formas de sua implementação nos projetos pedagógicos dos cursos. Assim, os objetivos deste trabalho são contribuir com a construção de uma concepção de PCC e também fornecer um panorama de como esta PCC está inserida nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), mais especificamente cursos de Licenciatura em Matemática ofertados nos câmpus do IFSP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicole Faria Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/IFSP - Câmpus São José dos Campos Licenciatura em Matemática.

Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/IFSP - Câmpus São José dos Campos.

Graziela Marchi Tiago, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/IFSP - Câmpus São José dos Campos Departamento de Matemática.

Licenciada e Bacharel em Matemática pela Unesp/São José do Rio Preto/SP. Mestre em Matemática Aplicada pela Unesp/São José do Rio Preto/SP. Doutora em Engenharia Mecânica pela USP/EESC/São Carlos/SP. Professora da área de Matemática do IFSP-Câmpus São José dos Campos. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática do IFSP - Câmpus São José dos Campos. Professora nos programas de Mestrado: Profmat - Pólo IFSP e Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Matemática do IFSP.

Downloads

Publicado

2017-02-14

Como Citar

Costa, N. F., & Tiago, G. M. (2017). A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFSP. Revista Univap, 22(40), 546. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1167

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.