INSERÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO EM PINHEIRO, MARANHÃO
INSERTION OF TEACHING MODELS IN THE TEACHING OF BIOLOGY IN A HIGH SCHOOL IN PINHEIRO, MARANHÃO
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v30i65.4508
Resumo
Modelos didáticos são recursos pedagógicos que auxiliam no ensino da biologia que, apesar disso, são pouco utilizados pelos professores em suas práticas. O presente trabalho descreve uma metodologia de ensino fundamentada no uso e construção de modelos didáticos como ferramentas auxiliares no ensino da Citologia e Genética. O estudo foi realizado com alunos do ensino médio de uma escola pública de Pinheiro - Maranhão. Para a avaliação da metodologia aplicada foram utilizados questionários antes e após a atividade realizada. A média de acertos no pré-teste para as disciplinas de citologia e genética foram, respectivamente, de 16,25% e 7,5%, e no pós teste de 86,25% e 80%. Os resultados obtidos neste artigo apontam que o uso dos modelos didáticos acrescentados no ensino da Biologia enriquecem as temáticas e tornam o ensino mais dinâmico e atrativo
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
Almeida, L. (2013). Reação em cadeia da polimerase (pcr) do laboratório à sala de aula. [Monografia]. Universidade Federal do Piauí.
Amorim, A. dos S. (2013). A influência do uso de jogos e modelos didáticos no ensino de biologia para alunos de ensino médio [Monografia]. Universidade Estadual do Ceará.
Batista, L. M. B. M., & da Cunha, V. M. P. (2021). O uso das metodologias ativas para melhoria nas práticas de ensino e aprendizagem. Docent Discunt, 2(1), 60-70.
Benetti, B., & Carvalho, L. (2002). A temática ambiental e os procedimentos didáticos: Perspectivas de professores de ciências. VIII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 6.
Da Silva, E. E., Ferbonio, J. T. G., Machado, N. G., & Senra, R. E. F. (2014). O uso de modelos didáticos como instrumento pedagógico de aprendizagem em citologia. Revista de Ciências Exatas e Tecnologia, 9(9).
Farias, L. F. de, Silveira, G. F. da, & Arruda, V. M. (2015). O jogo do ciclo celular–uma alternativa para o ensino de biologia. Revista Areté. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, 8(16), 27-35.
França, J. P. R., & Sovierzoski, H. H. (2018). Uso de modelo didático como ferramenta de ensino em citologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 11(2). https://doi.org/10.3895/rbect.v11n2.8474
Fullan, M. (2015). The new meaning of educational change. Teachers college press.
Hugerat, M., Kortam, N., Maroun, N. T., & Basheer, A. (2020). The Educational Effectiveness of Didactical Games in Project-based Science Learning among 5th Grade Students. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 16(10), em1888. https://doi.org/10.29333/ejmste/8490
Krasilchik, M. (2004). Prática de Ensino de Biologia (4a Ed). Edusp.
Li, K., Sadler, T. D., Zangori, L., & Friedrichsen, P. J. (2021). Developing and using multiple models to promote scientific literacy in the context of socio-scientific issues. Science & Education, 30, 589–6071.
Marques, H. R., Campos, A. C., Andrade, D. M., & Zambalde, A. L. (2021). Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 26(03), 718-741.
Martinez, E. R. M., Fujihara, R. T., & Martins, C. (2008). Show de genética: Um jogo interativo para o ensino de genética. Genética na escola, 3(2), 24–27.
Merçon, F. (2015). Os objetivos das ciências naturais no ensino médio. Revista Eletrônica do Vestibular, 22(8), 38. https://www.revista.vestibular.uerj.br/artigo/artigo.php?seq_artigo=38
Nunes, M. de J. M., de Oliveira, T. F., Souza, R. T. B., & Lemos, J. R. (2015). Herbário didático como ferramenta diferenciada para a aprendizagem em uma escola de ensino médio em Parnaíba, Piauí. Momento-Diálogos em Educação, 24(2), 41–56.
OCDE. (2019). TALIS 2018 Results (Volume I) Teachers and School Leaders as Lifelong Learners. oecd Publishing. https://www. oecd. org/education/talis-2018-results, 1.
Santos, A. B., & Guimarães, C. R. P. (2010). A utilização de jogos como recurso didático no ensino de zoologia. Revista electrónica de investigación en educación en ciencias, 5(2), 52–57. https://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1850-66662010000200006&lng=es&tlng=pt.
Santos, L. C. M., & Santana, L. C. O. (2010). Uso de recursos didáticos no processo de aprendizagem nas aulas de Ciências do 8° ano do Colégio Aricio Fortes. Colóquio Internacional Educação E Contemporaneidade., 15.
Santos, R. A., & Añez, R. B. da S. (2021). O ensino da botânica no ensino médio: o que pensam professores e alunos do município de Tangará da Serra, Mato Grosso? Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(2), 862–882.
Silva, M. M. da. (2018). Elaboração de uma cartilha como recurso didático para o Ensino de Histologia. [Trabalho de Conclusão de Curso] Universidade Federal de Pernambuco.
Teixeira, I. M., & Silva, E. P. (2017). História da eugenia e ensino de genética. História da ciência e ensino: construindo interfaces, 15, 63-80.
Vasconcelos, S. D., & Lima, K. E. C. (2010). O professor de Biologia em formação: Reflexão com base no perfil socioeconômico e perspectivas de licenciandos de uma universidade pública. Ciência & Educação, 16(02), 323–340.
Vilhena, N. Q., Pontes, A. N., de Souza Pereira, A. S., de Oliveira Barbosa, C. V., & da Costa, V. M. (2010). Modelos didático-pedagógicos: estratégias inovadoras para o ensino de biologia. Revista da SBEnBio–Número, 3, 3279.
Downloads
Publicado
2024-11-21
Como Citar
Barros Gomes, P. R., Ribeiro Melo, M. V. ., Marinho Rodrigues, N. F. ., Souza, R. D., Louzeiro, H. C., Fontenele, M. A., & Mouchrek Filho, V. E. (2024). INSERÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO EM PINHEIRO, MARANHÃO. Revista Univap, 30(65). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v30i65.4508
Edição
Seção
Ciências Biológicas
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Univap
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v30i65.4508Resumo
Modelos didáticos são recursos pedagógicos que auxiliam no ensino da biologia que, apesar disso, são pouco utilizados pelos professores em suas práticas. O presente trabalho descreve uma metodologia de ensino fundamentada no uso e construção de modelos didáticos como ferramentas auxiliares no ensino da Citologia e Genética. O estudo foi realizado com alunos do ensino médio de uma escola pública de Pinheiro - Maranhão. Para a avaliação da metodologia aplicada foram utilizados questionários antes e após a atividade realizada. A média de acertos no pré-teste para as disciplinas de citologia e genética foram, respectivamente, de 16,25% e 7,5%, e no pós teste de 86,25% e 80%. Os resultados obtidos neste artigo apontam que o uso dos modelos didáticos acrescentados no ensino da Biologia enriquecem as temáticas e tornam o ensino mais dinâmico e atrativo
Downloads
Referências
Almeida, L. (2013). Reação em cadeia da polimerase (pcr) do laboratório à sala de aula. [Monografia]. Universidade Federal do Piauí.
Amorim, A. dos S. (2013). A influência do uso de jogos e modelos didáticos no ensino de biologia para alunos de ensino médio [Monografia]. Universidade Estadual do Ceará.
Batista, L. M. B. M., & da Cunha, V. M. P. (2021). O uso das metodologias ativas para melhoria nas práticas de ensino e aprendizagem. Docent Discunt, 2(1), 60-70.
Benetti, B., & Carvalho, L. (2002). A temática ambiental e os procedimentos didáticos: Perspectivas de professores de ciências. VIII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 6.
Da Silva, E. E., Ferbonio, J. T. G., Machado, N. G., & Senra, R. E. F. (2014). O uso de modelos didáticos como instrumento pedagógico de aprendizagem em citologia. Revista de Ciências Exatas e Tecnologia, 9(9).
Farias, L. F. de, Silveira, G. F. da, & Arruda, V. M. (2015). O jogo do ciclo celular–uma alternativa para o ensino de biologia. Revista Areté. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, 8(16), 27-35.
França, J. P. R., & Sovierzoski, H. H. (2018). Uso de modelo didático como ferramenta de ensino em citologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 11(2). https://doi.org/10.3895/rbect.v11n2.8474
Fullan, M. (2015). The new meaning of educational change. Teachers college press.
Hugerat, M., Kortam, N., Maroun, N. T., & Basheer, A. (2020). The Educational Effectiveness of Didactical Games in Project-based Science Learning among 5th Grade Students. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 16(10), em1888. https://doi.org/10.29333/ejmste/8490
Krasilchik, M. (2004). Prática de Ensino de Biologia (4a Ed). Edusp.
Li, K., Sadler, T. D., Zangori, L., & Friedrichsen, P. J. (2021). Developing and using multiple models to promote scientific literacy in the context of socio-scientific issues. Science & Education, 30, 589–6071.
Marques, H. R., Campos, A. C., Andrade, D. M., & Zambalde, A. L. (2021). Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 26(03), 718-741.
Martinez, E. R. M., Fujihara, R. T., & Martins, C. (2008). Show de genética: Um jogo interativo para o ensino de genética. Genética na escola, 3(2), 24–27.
Merçon, F. (2015). Os objetivos das ciências naturais no ensino médio. Revista Eletrônica do Vestibular, 22(8), 38. https://www.revista.vestibular.uerj.br/artigo/artigo.php?seq_artigo=38
Nunes, M. de J. M., de Oliveira, T. F., Souza, R. T. B., & Lemos, J. R. (2015). Herbário didático como ferramenta diferenciada para a aprendizagem em uma escola de ensino médio em Parnaíba, Piauí. Momento-Diálogos em Educação, 24(2), 41–56.
OCDE. (2019). TALIS 2018 Results (Volume I) Teachers and School Leaders as Lifelong Learners. oecd Publishing. https://www. oecd. org/education/talis-2018-results, 1.
Santos, A. B., & Guimarães, C. R. P. (2010). A utilização de jogos como recurso didático no ensino de zoologia. Revista electrónica de investigación en educación en ciencias, 5(2), 52–57. https://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1850-66662010000200006&lng=es&tlng=pt.
Santos, L. C. M., & Santana, L. C. O. (2010). Uso de recursos didáticos no processo de aprendizagem nas aulas de Ciências do 8° ano do Colégio Aricio Fortes. Colóquio Internacional Educação E Contemporaneidade., 15.
Santos, R. A., & Añez, R. B. da S. (2021). O ensino da botânica no ensino médio: o que pensam professores e alunos do município de Tangará da Serra, Mato Grosso? Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(2), 862–882.
Silva, M. M. da. (2018). Elaboração de uma cartilha como recurso didático para o Ensino de Histologia. [Trabalho de Conclusão de Curso] Universidade Federal de Pernambuco.
Teixeira, I. M., & Silva, E. P. (2017). História da eugenia e ensino de genética. História da ciência e ensino: construindo interfaces, 15, 63-80.
Vasconcelos, S. D., & Lima, K. E. C. (2010). O professor de Biologia em formação: Reflexão com base no perfil socioeconômico e perspectivas de licenciandos de uma universidade pública. Ciência & Educação, 16(02), 323–340.
Vilhena, N. Q., Pontes, A. N., de Souza Pereira, A. S., de Oliveira Barbosa, C. V., & da Costa, V. M. (2010). Modelos didático-pedagógicos: estratégias inovadoras para o ensino de biologia. Revista da SBEnBio–Número, 3, 3279.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Univap
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode