CARACTERIZAÇÃO DA DIVERSIDADE GENÉTICA EM Alcantarea patriae (BROMELIACEAE) POR MEIO DE MARCADORES MICROSSATÉLITES
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1036Palavras-chave:
Variabilidade genética, Estruturação Populacional, Transferibilidade, Heterozigosidade, Diferenciação populacional.Resumo
A família Bromeliaceae ocorre em sua maioria nas regiões neotropicais destacando se devido ao elevado número de espécies endêmicas. Essa família tem sofrido com o extrativismo ilegal de várias espécies em suas populações naturais, o que promove erosão genética e redução no potencial adaptativo destas populações. Os marcadores microssatélites são ferramentas úteis e eficientes para estudos de diversidade genética vegetal, entretanto existem espécies para as quais, esses marcadores ainda não foram descritos. Uma forma alternativa de uso é a amplificação heteróloga. No presente estudo, utilizou-se primers desenvolvidos para Pitcairnia geyskesii e para Pitcairnia albiflos em Alcantarea patriae de maneira a estimar a diversidade e a estrutura genética de populações naturais. As análises demostraram a existência de diferenciação genética entre populações amostradas e a subdivisão em dois grupos genéticos, além de indicar baixo fluxo gênico e efeitos de endogamia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode