SELEÇÃO DE ÁRVORES MATRIZES DE Schizolobium parahyba var. amazonicum (Huber ex. Ducke) Barneby NO ESPÍRITO SANTO

Adelson Lemes Silva Júnior, Lucimara Cruz de Souza, Paulo Henrique de Souza, William Macedo Delarmelina, Fábio Demolinari de Miranda, Marcos Vinicius Winckler Caldeira

Resumo


O objetivo desse trabalho foi selecionar indivíduos da espécie Schizolobium parahyba var. amazonicum (Huber ex. Ducke) Barneby, localizados em uma área de floresta plantada no Espírito Santo, para serem utilizados como matrizes constituindo um futuro pomar de sementes, que possam subsidiar plantios comerciais na obtenção de madeira. Para isto, foi realizado o inventário da área, onde foram coletados valores de diâmetro à altura do peito (DAP) em todos os indivíduos e para a altura total (Ht) foi realizado cálculos de estimativa. O delineamento foi em blocos casualizados, onde foi realizada a análise de variância (ANOVA) e aplicado o Teste de Tukey para determinação dos tratamentos a serem utilizados na seleção. Foram selecionadas 171 árvores baseadas nos valores médios de 15,59 cm de DAP e 12,03 m de Ht dos tratamentos escolhidos, além da avaliação quanto a forma do fuste, condição fitossanitária, vigor, disposição na paisagem e condição de luminosidade. As variáveis DAP e Ht se mostraram favoráveis para realização da seleção das árvores e as outras características avaliadas servirão para criação do pomar de sementes.


Palavras-chave


Inventário florestal, Paricá, Pomar de sementes

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.692

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.