SELEÇÃO DE ÁRVORES MATRIZES DA ESPÉCIE Senefeldera verticillata (Vell.) CROIZAT EM DOIS FRAGMENTOS FLORESTAIS DO SUL DO ESPIRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1586Palavras-chave:
Manejo, floresta atlântica, reflorestamento, banco de sementesResumo
O Brasil abriga a flora mais rica do planeta, sendo a Floresta Atlântica um dos sistemas mais diversificados que compõe essa paisagem. Por outro lado, a atuação antrópica desordenada transformou esse bioma, originalmente contínuo, em um mosaico de fragmentos isolados colocando em risco a biodiversidade. A coleta de sementes de alta qualidade é muito importante para qualquer programa de produção de mudas voltado para restauração e conservação dos recursos genéticos. Dessa forma, com esse estudo objetivou-se avaliar indivíduos de Senefeldera verticillata (Vell.) Croizat presentes na FLONA de Pacotuba e RPPN Cafundó (Cachoeiro de Itapemirim - Espírito Santo), como matrizes para banco de sementes. O maior DAP foi de 17,6 cm e o menor foi de 5 cm, a média foi de 8,66 cm. Todas as matrizes avaliadas encontravam-se em boas condições de sanidade e aparência fenotípica. A partir dos dados foi possível identificar árvores matrizes que servirão como banco de sementes e empregadas nos projetos de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas da própria região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode