OCORRÊNCIA DA MOSCA-NEGRA-DOS-CITROS Aleurocanthus woglumi ASHY NA PRODUÇÃO DE MUDAS NO MUNICÍPIO DE DONA EUZÉBIA - MG

Scarlet Santos Monteiro, Lucimara Cruz de Souza, Daiani Aparecida Gomes Teixeira, Fabrício Oliveira Ramos

Resumo


O município de Dona Euzébia - MG se destaca na produção de mudas ornamentais, florestais, exóticas e frutíferas, sendo as espécies cítricas mais afetadas por Aleurocanthus woglumi Ashby popularmente conhecida como mosca-negra-dos-citros. Nesse sentido, objetivou-se realizar um levantamento bibliográfico e estatístico sobre o grau de incidência de A. woglumi, bem como analisar a capacidade de reconhecimento e as práticas de manejo adotadas por trabalhadores rurais e proprietários de estabelecimentos agrícolas do município. Para tal, foram aplicados questionários semiestruturados de forma aleatória. Constatou-se a incidência de A. woglumi na produção de mudas do município, sendo que 49% dos entrevistados julgam que, atualmente, A. woglumi seja um problema em vários estabelecimentos de Dona Euzébia - MG. Além disso, todos os entrevistados afirmaram ser capazes de reconhecer o aparecimento de A. woglumi em suas plantas e 60% adotam agroquímicos como mecanismo de controle da praga agrícola. Os resultados apontam a necessidade de se estabelecer um efetivo programa de manejo de A. woglumi, sob condições mais sustentáveis.

Palavras-chave


Aleyrodidae; praga agrícola; manejo ecológico.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1046

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.