USO DE SUBSTRATOS ALTERNATIVOS PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS DE ALFACE (LACTUCA SATIVA L.)

Emanuele Baifus Manke, Alex Becker Monteiro, Matheus Farias Grecco, Priscila dos Santos Priebe, Suélen Cristiane Riemer da Silveira, Gustavo Sessa Fialho

Resumo


O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito de diferentes substratos alternativos na produção de mudas de alface (Lactuca sativa L.). No experimento foram avaliados seis diferentes substratos. As variáveis avaliadas foram: número de folhas, comprimento de raiz, altura da muda, massa fresca de parte aérea, massa seca de parte aérea, massa fresca do sistema radicular e massa seca do sistema radicular. Os tratamentos T2: (75% Casca de Arroz Carbonizada + 25% Composto Orgânico Ecocitrus) e T3: (50% Casca de Arroz Carbonizada + 50% Composto Orgânico Ecocitrus) permitiram a obtenção de mudas de alface com boas respostas agronômicas, construindo-se uma opção viável na redução do custo para a produção de mudas de alface para a agricultura familiar.

Palavras-chave


casca de arroz carbonizada, composto orgânico, plântulas

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1031

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.