EFEITO DE BACILLUS THURINGIENSIS (BT) SOBRE LAGARTAS DE SPODOPTERA FRUGIPERDA E ANTICARSIA GEMMATALIS EM LABORATÓRIO

Fabrício Oliveira Fernandes, Liliane Nachtigall Martins, Tiago Scheunemann, Adilson Härter, Ana Paula Stori de Lara, Gustavo Sessa Fialho

Resumo


Anticarsia gemmatalis (lagarta-da-soja) e Spodoptera frugiperda (lagarta-do-cartucho) são insetos polífagos e desfolhadores, responsáveis por prejuízos em diversas culturas. O objetivo deste trabalho é avaliar a mortalidade desses insetos através do consumo de dieta artificial com a adição de cepas de Bacillus thuringiensis (Bt). Para a realização dos experimentos foram utilizadas 30 lagartas de A. gemmatalis (3º instar) e S. frugiperda (1º instar) para cada tratamento, as quais foram acondicionadas em tubos de vidro esterilizados contendo 1 cm3 de dieta artificial. Posteriormente foram adicionadas alíquotas de 150µl de Bt var israelensis (Bti), Bt var kurstaki (Btk), Bt var oswaldo cruz (Bto) e água destilada para o controle. O tratamento com Btk resultou em maior mortalidade ambas espécies, seguidas por Bto para A. gemmatalis e Bti para S. frugiperda.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1147

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.