CRESCIMENTO RADICULAR DE MUDAS DE COUVE-FLOR PRODUZIDAS EM DIFERENTES SUBSTRATOS DE PRODUÇÃO AGROECOLOGICA

Julio Cesar Gradice Saluci, Mário Euclides Pechara da Costa Jaeggi, Maxwel Rodrigues Nascimento, Diego Rogério Ferraz, Israel Martins Pereira, Rebyson Bissaco Guidinelli, Alex Justino Zacarias, Rogério Range Rodrigues, Samuel Ferreira da Silva, Wallace Luís de Lima

Resumo


Este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de mudas de couve flor, semeadas em diferentes substratos: e concentrações  orgânicas formuladas a partir de matéria prima disponível na região. O estudo foi desenhado no delineamento inteiramente casualizado com sete repetições considerando uma planta por repetição, em esquema fatorial 4x4, quatro substratos e quatro concentrações os tratamentos foram quatro tipos de substratos sendo um comercial comumente utilizado para produção de mudas de hortaliças e três orgânicos de produção agroecológica, ambos produzidos no setor de agroecologia do ifes-campus de alegre, sendo: S1- Composto orgânico produzido pelo processo de compostagem de restos de poda de jardim e esterco bovina fresco, de acordo com a metodologia de (SOUZA et al., 2013); S2- Vermicomposto produzido com o composto orgânico no qual foi inserido minhocas Eisenia foetida para realizar o processo de vermicompostagem e S3 - Composto orgânico  com cinzas de madeira + restos de poda de jardins + esterco bovino, compostado em sistemas de pilhas. As concentrações foram 25, 50, 75 e 100% de substrato completados com volumoso de terra de barranco característica de horizonte c, completados em volumes. Os substratos  orgânicos apresentaram bons desenvolvimento de raiz para as mudas de couve flor.

Palavras-chave


biometria, compostagem, resíduo orgânico

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1607

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.