USO DO FRIO NA CONSERVAÇÃO DAS FRUTAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Patricia Alvarez Cabanez, Nohora Astrid Velez Carvajal, Lucas Rosa Pereira, Arêssa de Oliveira Correia, Samuel Ferreira da Silva, Lucimara Ribeiro Venial, Carolina de Oliveira Bernardes

Resumo


Temperaturas baixas são utilizadas para retardar as ações enzimáticas e químicas e reduzir ou inibir o crescimento e atividade microbiana nos alimentos e, nesse sentido, o uso da refrigeração ocorre para conservar e estocar os alimentos. O objetivo foi estudar o uso do frio como um método de conservação pós-colheita das frutas visando uma redução nas perdas. A pesquisa foi realizada através de um levantamento de publicações sobre o tema desta pesquisa e os trabalhos foram obtidos na base de dados Scielo, resumos, livros, teses e dissertações sobre o tema proposto. Conclui-se que o uso do frio é um método de conservação pós-colheita das frutas que propicia um aumento da vida útil e menores perdas devido ao amadurecimento e senescência e pode ser utilizado para muitas espécies vegetais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1019

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.