TAMANHO POPULACIONAL E RAZÃO SEXUAL DO ERMITÃO Calcinus tibicen Herbst, 1791 (Crustacea, Anomura, Diogenidae) NO LITORAL DO ESPÍRITO SANTO

Keltony Aquino Ferreira, Crislene Cristo Ribeiro, Erika Takagi Nunes, Adriane Araujo Braga

Resumo


Resumo- Estudos sobre a biologia populacional das espécies são de grande importância, pois fornecem base para o acompanhamento da flutuação populacional. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi analisar a estrutura populacional do ermitão Calcinus tibicen em Anchieta e Guarapari, litoral do Espírito Santo, com ênfase na distribuição de frequências dos indivíduos por grupo de interesse e a razão sexual. Em cada região, foram amostrados quatro pontos (P1, P2, P3 e P4), durante o período de outubro/2014 a setembro/2015. As coletas foram realizadas manualmente, com esforço de captura de um coletor, e com duração de 10 minutos. Os animais foram identificados, sexados e mensurados. A razão sexual foi calculada pelo teste X². Foram coletados 1029 indivíduos, e estes apresentaram distribuição unimodal, caracterizado por um equilíbrio dinâmico e uma estrutura estável. A razão sexual foi maior para as fêmeas, nas duas regiões amostradas. Os resultados do presente estudo sugerem que Anchieta e Guarapari, litoral do Espírito Santo, apresentam condições propícias para o desenvolvimento e estabelecimento de C. tibicen.

 

 

 

Palavras-chave: estrutura populacional, crustáceos, distribuição unimodal.

 


Palavras-chave


estrutura populacional, crustáceos, distribuição unimodal.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.716

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.