DIVERSIDADE E DISTRIBUIÇÃO DOS PORTUNIDEOS (CRUSTACEA, BRACHYURA) NO LITORAL DE ANCHIETA, ESPÍRITO SANTO, BRASIL

Autores

  • Renzo Gonçalves Tavares Universidade Federal do Espírito Santo
  • Keltony de Aquino Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Erika Takagi Nunes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Adriane Araújo Braga Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.720

Palavras-chave:

Portunoidea, siri, índice de diversidade, distribuição ecológica, sul capixaba

Resumo

O objetivo deste estudo foi caracterizar a diversidade e a distribuição espaço temporal dos portunideos na região de Anchieta, litoral sul capixaba, relacionando com fatores ambientais como: temperatura, salinidade, profundidade, teor de matéria orgânica e textura do sedimento. Os indivíduos foram coletados no período de Março/2013 à Fevereiro/2015 em três pontos distintos. Não houve diferença significativa nos valores médios de temperatura, salinidade e teor de matéria orgânica. Foi coletado um total de 2.849 portunideos, compreendendo quatro espécies: Callinectes ornatus e Callinectes danae que foram consideradas constantes e Cronius ruber e Achelous spinimanus consideradas acessórias. A maior abundância de indivíduos foi registrada no P1 por ser próximo ao estuário, região importante para o desenvolvimento e ciclo de vida desses animais, e com picos no outono para C. ornatus e na primavera para C. danae. A região de Anchieta pode ser considerada uma área importante para o estabelecimento e manutenção dessas espécies de portunideos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renzo Gonçalves Tavares, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em andamento em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atuou como monitor nas disciplinas de Zoologia e Ecologia. Tem experiência na área de Carcinologia , com ênfase em Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade, riqueza e abundância, distribuição e reprodução das espécies de Crustacea Decapoda Brachyura.

 

Downloads

Publicado

2017-01-11

Como Citar

Tavares, R. G., Ferreira, K. de A., Nunes, E. T., & Braga, A. A. (2017). DIVERSIDADE E DISTRIBUIÇÃO DOS PORTUNIDEOS (CRUSTACEA, BRACHYURA) NO LITORAL DE ANCHIETA, ESPÍRITO SANTO, BRASIL. Revista Univap, 22(40), 278. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.720

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>