LOCALIZAÇÃO DE CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO LOGÍSTICO: UMA QUESTÃO ESTRATÉGICA

Autores

  • Renato Sandi Magalhães FATEC Zona Sul
  • Henrique Haruo Sawamura FATEC Zona Sul
  • Ingrid Lemos Caetano Silva FATEC Zona Sul
  • Marcio Araujo Costa Silva FATEC Zona Sul
  • Moacir Freitas Jr FATEC Zona Sul

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.624

Palavras-chave:

Localização, Centro de Distribuição Logístico, Média Ponderada, Aglomeração, Desaglomeração

Resumo

A escolha da localização de uma empresa ou centro de distribuição logístico é uma decisão importante não só para a saúde financeira da empresa, mas também para promover o desenvolvimento social e ambiental. Para ser competitivo não basta somente buscar lucro, as empresas que visam à sustentabilidade são a regra. Muitos são os fatores que tornam uma localidade atrativa, entre eles, destacamos a proximidade dos fornecedores e clientes, incentivos governamentais, fornecimento de água e energia. Tais fatores contribuem para um substancial crescimento de empresas. Por outro lado, é possível notar a redução da quantidade de empresas em alguns locais. Escassez de infraestrutura, problemas com a burocracia e onerosos impostos são fatores que interferem na permanência de empresas em determinados locais. Nesse trabalho explicaremos quais fatores contribuem para a aglomeração e a desaglomeração de empresas, quais considerações devem ser feitas antes de substituir a atual localidade. Para demonstrar como escolher uma nova localização para a empresa, utilizaremos a metodologia denominada média ponderada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Sandi Magalhães, FATEC Zona Sul

Graduando do curso de Tecnologia em Logística pela FATEC Zona Sul

Henrique Haruo Sawamura, FATEC Zona Sul

Graduando do curso de Tecnologia em Logística pela FATEC Zona Sul

Ingrid Lemos Caetano Silva, FATEC Zona Sul

Graduanda do curso de Tecnologia em Logística pela FATEC Zona Sul

Marcio Araujo Costa Silva, FATEC Zona Sul

Graduando do curso de Tecnologia em Logística pela FATEC Zona Sul

Moacir Freitas Jr, FATEC Zona Sul

Prof. Me. Moacir de Freitas Junior. Cursando Mestrado Engenharia da Produção na UNIP – ­Universidade Paulista, pós graduado em Logística Empresarial na UASP, pós graduado em Gestão de Recursos Humanos pela UCAM, em Formação Profissional em Educação pelo UNIA e em Sistemas da Computação pela Unversidade Federal de Uberlândia/Unisanta. Possui graduação em Administração de Empresas pela UNICID. Atualmente é professor da FATEC da Zona Sul e da ETEC do Centro Paula Souza(unidades Horácio Augusto e Zona Sul) atuando também em cursos de pós graduação nas Faculdades Anhanguera. Tem experiência nas áreas de Logística e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: administração de empresas, logística de armazenamento e transporte, administração de recursos humanos e gerenciamento da cadeia de suprimentos. Complementa experiência acadêmica com atuação profissional de 16 anos nos ramos automotivo, alimentício e de prestação de serviços em médias e grandes empresas nos setores de Armazenagem, Compras e PCP.

Downloads

Publicado

2016-11-01

Como Citar

Magalhães, R. S., Sawamura, H. H., Silva, I. L. C., Silva, M. A. C., & Freitas Jr, M. (2016). LOCALIZAÇÃO DE CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO LOGÍSTICO: UMA QUESTÃO ESTRATÉGICA. Revista Univap, 22(40), 81. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.624