LUGAR DE IDENTIDADE: TEMPO E ESPAÇO NAS CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1156Palavras-chave:
identidade, experiência, narrativa, lugar, temporalidadeResumo
A pesquisa destaca os conceitos de lugar, na busca de identidades, que propõe reconstruir a tessitura da história de uma instituição escolar com mais de 60 anos de existência, em uma cidade no interior do Estado de São Paulo. O objetivo principal dessa proposta se consolida na problematização de uma identidade que permeie a vivência em um espaço escolar, mas que, também, extrapole os muros da Instituição. Essa é uma maneira de entender a relação do sujeito com os espaços de sua vivência e a importância do lugar na sua construção como pessoa. Por conseguinte, o desenvolvimento do trabalho possibilita discutir o papel da fotografia como registro das narrativas e como suporte visual da memória. O método utilizado será o perfil histórico-sociológico e a coleta dos dados se dará por meio dos relatos orais de alunos do ensino médio, do Instituto Santa Teresa, de graduandos, professores e funcionários, do UniFatea, e de membros da comunidade, que têm uma participação efetiva na cotidianidade da Instituição e da sua história. Narrativas que, por hipótese, corroboram para o sentimento de pertencimento a um grupo e um lugar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode