LUGAR DE IDENTIDADE: TEMPO E ESPAÇO NAS CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS

Luiz Antonio Feliciano, Raphaely Pereira Fernandes, Claudineia Vicente de Almeida, Elloyna Duarte da Silva, Gabriela da Silva Pedroso, Laura Maria Barcha Giroldo, Maria Cristina Marcelino Bento

Resumo


A pesquisa destaca os conceitos de lugar, na busca de identidades, que propõe reconstruir a tessitura da história de uma instituição escolar com mais de 60 anos de existência, em uma cidade no interior do Estado de São Paulo. O objetivo principal dessa proposta se consolida na problematização de uma identidade que permeie a vivência em um espaço escolar, mas que, também, extrapole os muros da Instituição. Essa é uma maneira de entender a relação do sujeito com os espaços de sua vivência e a importância do lugar na sua construção como pessoa. Por conseguinte, o desenvolvimento do trabalho possibilita discutir o papel da fotografia como registro das narrativas e como suporte visual da memória. O método utilizado será o perfil histórico-sociológico e a coleta dos dados se dará por meio dos relatos orais de alunos do ensino médio, do Instituto Santa Teresa, de graduandos, professores e funcionários, do UniFatea, e de membros da comunidade, que têm uma participação efetiva na cotidianidade da Instituição e da sua história. Narrativas que, por hipótese, corroboram para o sentimento de pertencimento a um grupo e um lugar.

Palavras-chave


identidade, experiência, narrativa, lugar, temporalidade

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DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1156

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