LUGAR DE IDENTIDADE: TEMPO E ESPAÇO NAS CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1156
Abstract
A pesquisa destaca os conceitos de lugar, na busca de identidades, que propõe reconstruir a tessitura da história de uma instituição escolar com mais de 60 anos de existência, em uma cidade no interior do Estado de São Paulo. O objetivo principal dessa proposta se consolida na problematização de uma identidade que permeie a vivência em um espaço escolar, mas que, também, extrapole os muros da Instituição. Essa é uma maneira de entender a relação do sujeito com os espaços de sua vivência e a importância do lugar na sua construção como pessoa. Por conseguinte, o desenvolvimento do trabalho possibilita discutir o papel da fotografia como registro das narrativas e como suporte visual da memória. O método utilizado será o perfil histórico-sociológico e a coleta dos dados se dará por meio dos relatos orais de alunos do ensino médio, do Instituto Santa Teresa, de graduandos, professores e funcionários, do UniFatea, e de membros da comunidade, que têm uma participação efetiva na cotidianidade da Instituição e da sua história. Narrativas que, por hipótese, corroboram para o sentimento de pertencimento a um grupo e um lugar.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-02-14
How to Cite
Feliciano, L. A., Fernandes, R. P., Almeida, C. V. de, Silva, E. D. da, Pedroso, G. da S., Giroldo, L. M. B., & Bento, M. C. M. (2017). LUGAR DE IDENTIDADE: TEMPO E ESPAÇO NAS CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS. Revista Univap, 22(40), 539. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1156
Issue
Section
Resumo - INIC
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1156Abstract
A pesquisa destaca os conceitos de lugar, na busca de identidades, que propõe reconstruir a tessitura da história de uma instituição escolar com mais de 60 anos de existência, em uma cidade no interior do Estado de São Paulo. O objetivo principal dessa proposta se consolida na problematização de uma identidade que permeie a vivência em um espaço escolar, mas que, também, extrapole os muros da Instituição. Essa é uma maneira de entender a relação do sujeito com os espaços de sua vivência e a importância do lugar na sua construção como pessoa. Por conseguinte, o desenvolvimento do trabalho possibilita discutir o papel da fotografia como registro das narrativas e como suporte visual da memória. O método utilizado será o perfil histórico-sociológico e a coleta dos dados se dará por meio dos relatos orais de alunos do ensino médio, do Instituto Santa Teresa, de graduandos, professores e funcionários, do UniFatea, e de membros da comunidade, que têm uma participação efetiva na cotidianidade da Instituição e da sua história. Narrativas que, por hipótese, corroboram para o sentimento de pertencimento a um grupo e um lugar.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode