OCUPAÇÃO DE CONCHAS DE GASTRÓPODES PELO ERMITÃO CLIBANARIUS ANTILLENSIS STIMPSON 1862 (CRUSTACEA, ANOMURA, DIOGENIDAE) NO LITORAL DO ESPÍRITO SANTO

Crislene Cristo Ribeiro, Larissa Bettcher Brito, Adriane Araújo Braga, Erika Takagi Nunes

Resumo


Os ermitões apresentam um intrigante comportamento que é a utilização de conchas de gastrópodes como abrigo ao seu abdome não calcificado. O objetivo deste estudo foi analisar a ocupação de conchas de gastrópodes pelo ermitão Clibanarius antillensis em dois costões rochosos, localizados em Anchieta e Guarapari, litoral do Espírito Santo, com ênfase na diversidade de conchas ocupadas e diferenças de ocupação por grupos de interesse. Em cada região, foram amostrados quatro pontos (P1, P2, P3 e P4), durante o período de outubro/2014 a setembro/2015. Após as coletas, foi feita a identificação das conchas e ermitões, estes últimos também sexados e mensurados, e a ocupação por grupos de interesse (jovem, macho, fêmea e fêmea ovígera) realizada pelo teste X². Foram coletados 1.766 indivíduos de C. antillensis, que utilizaram 17 espécies de gastrópodes. Os machos ocuparam uma maior diversidade de conchas, além disso, houve preferência por Tegula viridula. A elevada diversidade de conchas encontrada contribui para a presença e manutenção do ermitão C. antillensis.


Palavras-chave


Costão rochoso, Utilização de conchas, Gastropoda, Decapoda

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1206

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.