UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA OCC-RDD EM UM DO CURSO DE COMPUTAÇÃO

Autores

  • Karina Buttignon PUC - Pontifícia Universidade Católica Fatec Guaratinguetá
  • Ítalo Santiago Vega Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Computação

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.687

Palavras-chave:

Computação, Ensino, Fábula, Narrativa.

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência didática, da utilização da técnica OCC-RDD (Objetivo, Contratempo, Catástrofe, Reação, Dilema e Decisão) em um curso de computação. A técnica OCC-RDD foi criado no GEMS (Grupo de Estudo de Modelagem de Software) PUC-SP e define uma nova abordagem de ensino, especificamente para o curso de computação, propondo a utilização de narrativas dentro da disciplina e que possam auxiliar o aprendiz na resolução dos exercícios propostos em sala.  Para organizar a leitura de uma forma sucinta este artigo irá descrever a técnica OCC-RDD na introdução e em seguida apresenta a metodologia, os resultados computados a partir da aplicação da técnica, a discussão apresentando um modelo de aula OCC-RDD e finalmente as conclusões deste relato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-02-01

Como Citar

Buttignon, K., & Vega, Ítalo S. (2017). UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA OCC-RDD EM UM DO CURSO DE COMPUTAÇÃO. Revista Univap, 22(40), 457. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.687