Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v28i58.4405

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

Editorial da Coordenação Científica da Edição Especial Computação Aplicada ao Meio Ambiente

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prof. Dr. Rafael Santos, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Coordenação de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico.

É Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Pará (1990), obteve seu mestrado e doutorado em Ciência da Computação (Inteligência Artificial Aplicada) no Kyushu Institute of Technology no Japão, respectivamente em 1995 e 1998. Foi pesquisador visitante e fez estágio pós-doutorado na Universidade Johns Hopkins, EUA. Atualmente é tecnologista sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais atuando em pesquisa e desenvolvimento em aplicações de inteligência artificial (data mining, processamento de imagens, sistemas inteligentes, técnicas e aplicações de data science/e-science), coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada e da Coordenação de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico.

Prof. Dr. N. L. Vijaykumar, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Centro de Tecnologias Especiais.

Possui graduação em Tecnologia de Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1978), Mestrado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1984) e Doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação (Área: Informática) pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1999). Participou do programa de Pos-Doutorado na University College Cork (UCC) no Coastal and Marine Research Centre (CMRC), da University College Cork (UCC), Cork, Irlanda na area de Modelagem Computacional de Meio Ambiente Costeiro. O programa de Pos-Doc foi financiado pela União Europeia. Aposentou-se , em maio de 2017, com receio de a Reforma da Previdência prejudicar os benefícios adquiridos. Mantém vínculo como Colaborador Voluntário de Pesquisa no Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada (LAC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Avaliação de Desempenho, Testes de Software com Especificação Formal, Análise de Séries Temporais e Modelagem Computacional de Meio Ambiente Costeiro. De julho de 2019 a junho de 2021, atuou como Professor Associado Visitante na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) de São José dos Campos no Instituto de Ciência e Tecnologia. É Docente Permanente nos Programas de Pós-Graduação em Computação Aplicada (CAP) do INPE e Ciência da Computação da Unifesp.

Downloads

Publicado

2022-06-24

Como Citar

Santos, R. D. C. dos, & Vijaykumar, . N. L. (2022). Editorial. Revista Univap, 28(58). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v28i58.4405