O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO JURÍDICO: O MÉTODO DO ENSINO HÍBRIDO NO CURSO DE DIREITO

Autores

  • Taísa Ilana Maia de Moura Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Mônica Mota Tassigny Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Thomaz Edson Veloso Silva Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i45.2018

Palavras-chave:

Inovação, qualidade do ensino jurídico, ensino híbrido, metodologia ativa de aprendizagem, tecnologia.

Resumo

O número de cursos superiores de direito no Brasil cresceu consideravelmente, o que impacta, naturalmente, na quantidade de estudantes da área, por esta razão, o presente estudo tem como objetivo identificar e debater dificuldades encontradas no ensino superior jurídico para propor um processo metodológico que possa colaborar com o melhor rendimento das aulas. A relevância de um novo planejamento na estrutura e na condução das aulas visa à melhoria dos níveis educacionais dos discentes que, por muitas vezes, saem da faculdade e não conseguem obter êxito no exame da Ordem dos Advogados do Brasil, o que dificulta o desenvolvimento da sua vida profissional. O presente artigo indica a metodologia do ensino híbrido nas Instituições de Ensino Superior (IES) de direito como proposta de atualização e melhoria para as faculdades. A proposição visa a unir dois elementos: a tecnologia e a sala de aula na direção de potencializar a capacidade e um melhor rendimento do aluno em desenvolver as matérias discutidas em sala. A metodologia utilizada, para a realização desta pesquisa, foi qualitativa e bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taísa Ilana Maia de Moura, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Mestranda em Direito Constitucional no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Fortaleza (PPGD/UNIFOR). Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela UNICHRISTUS. Professora. Advogada.

Mônica Mota Tassigny, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Doutorado em Sócio-Economie du développement - Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Fortaleza (PPGD/UNIFOR) 

Thomaz Edson Veloso Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Duplo doutorado em Engenharia de Teleinformática e Science pela UFC e pela University of Copenhagen. Bolsista de Pós-doutorado Júnior do CNPq pela UFC.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

Moura, T. I. M. de, Tassigny, M. M., & Silva, T. E. V. (2018). O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO JURÍDICO: O MÉTODO DO ENSINO HÍBRIDO NO CURSO DE DIREITO. Revista Univap, 24(45), 70–85. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i45.2018

Edição

Seção

Artigos da edição especial "As transformações sócio-espaciais contemporâneas e o Direito no Brasil"