PIBID: A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO RESTABELECIMENTO DO VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM

Thaís de Castro Barbosa, Vera Lúcia Catoto Dias, Anamaria da Silva Martin Gascón Oliveira

Resumo


Este trabalho é desenvolvido a partir da vivência pedagógica como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre a Instituição de Ensino Superior e a escola pública estadual. O trabalho tem como objetivo investigar a contribuição de proposta de intervenção pedagógica para o restabelecimento do vínculo professor e aluno no processo ensino e aprendizagem. A metodologia partiu de pesquisa bibliográfica seguida de pesquisa de campo, de abordagem qualitativa em educação do tipo estudo de caso etnográfico, pela observação participante durante o período de 2015-2016, realizada em uma escola pública, localizada no município de São José dos Campos. Os dados da pesquisa foram coletados a partir da aplicação de oficinas de intervenção pedagógica direcionadas a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, identificados com dificuldades de socialização e de aprendizagem. Os resultados indicaram que a inserção de metodologia diferenciada de ensino contribuiu para a interação professor e aluno, pelo restabelecimento da confiança e do respeito mútuo anteriormente rompido no âmbito escolar.


Palavras-chave


Relação; Professor; Aluno; Aprendizagem; Vínculo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1312

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