PIBID: A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO RESTABELECIMENTO DO VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM

Autores

  • Thaís de Castro Barbosa Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP
  • Vera Lúcia Catoto Dias Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP
  • Anamaria da Silva Martin Gascón Oliveira Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1312

Palavras-chave:

Relação, Professor, Aluno, Aprendizagem, Vínculo.

Resumo

Este trabalho é desenvolvido a partir da vivência pedagógica como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre a Instituição de Ensino Superior e a escola pública estadual. O trabalho tem como objetivo investigar a contribuição de proposta de intervenção pedagógica para o restabelecimento do vínculo professor e aluno no processo ensino e aprendizagem. A metodologia partiu de pesquisa bibliográfica seguida de pesquisa de campo, de abordagem qualitativa em educação do tipo estudo de caso etnográfico, pela observação participante durante o período de 2015-2016, realizada em uma escola pública, localizada no município de São José dos Campos. Os dados da pesquisa foram coletados a partir da aplicação de oficinas de intervenção pedagógica direcionadas a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, identificados com dificuldades de socialização e de aprendizagem. Os resultados indicaram que a inserção de metodologia diferenciada de ensino contribuiu para a interação professor e aluno, pelo restabelecimento da confiança e do respeito mútuo anteriormente rompido no âmbito escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís de Castro Barbosa, Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP

Estudante do último semestre de Pedagogia - Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP, Faculdade de Educação e Arte, FEA Campus Urbanova.

Downloads

Publicado

2017-03-15

Como Citar

Barbosa, T. de C., Dias, V. L. C., & Oliveira, A. da S. M. G. (2017). PIBID: A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO RESTABELECIMENTO DO VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM. Revista Univap, 22(40), 631. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1312

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)