PIBID: A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO RESTABELECIMENTO DO VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Thaís de Castro Barbosa Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP
  • Vera Lúcia Catoto Dias Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP
  • Anamaria da Silva Martin Gascón Oliveira Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1312

Palabras clave:

Relação, Professor, Aluno, Aprendizagem, Vínculo.

Resumen

Este trabalho é desenvolvido a partir da vivência pedagógica como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre a Instituição de Ensino Superior e a escola pública estadual. O trabalho tem como objetivo investigar a contribuição de proposta de intervenção pedagógica para o restabelecimento do vínculo professor e aluno no processo ensino e aprendizagem. A metodologia partiu de pesquisa bibliográfica seguida de pesquisa de campo, de abordagem qualitativa em educação do tipo estudo de caso etnográfico, pela observação participante durante o período de 2015-2016, realizada em uma escola pública, localizada no município de São José dos Campos. Os dados da pesquisa foram coletados a partir da aplicação de oficinas de intervenção pedagógica direcionadas a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, identificados com dificuldades de socialização e de aprendizagem. Os resultados indicaram que a inserção de metodologia diferenciada de ensino contribuiu para a interação professor e aluno, pelo restabelecimento da confiança e do respeito mútuo anteriormente rompido no âmbito escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thaís de Castro Barbosa, Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP

Estudante do último semestre de Pedagogia - Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP, Faculdade de Educação e Arte, FEA Campus Urbanova.

Publicado

2017-03-15

Cómo citar

Barbosa, T. de C., Dias, V. L. C., & Oliveira, A. da S. M. G. (2017). PIBID: A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO RESTABELECIMENTO DO VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM. Revista Univap, 22(40), 631. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1312

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.