PIBID: A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO RESTABELECIMENTO DO VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1312Palabras clave:
Relação, Professor, Aluno, Aprendizagem, Vínculo.Resumen
Este trabalho é desenvolvido a partir da vivência pedagógica como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre a Instituição de Ensino Superior e a escola pública estadual. O trabalho tem como objetivo investigar a contribuição de proposta de intervenção pedagógica para o restabelecimento do vínculo professor e aluno no processo ensino e aprendizagem. A metodologia partiu de pesquisa bibliográfica seguida de pesquisa de campo, de abordagem qualitativa em educação do tipo estudo de caso etnográfico, pela observação participante durante o período de 2015-2016, realizada em uma escola pública, localizada no município de São José dos Campos. Os dados da pesquisa foram coletados a partir da aplicação de oficinas de intervenção pedagógica direcionadas a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, identificados com dificuldades de socialização e de aprendizagem. Os resultados indicaram que a inserção de metodologia diferenciada de ensino contribuiu para a interação professor e aluno, pelo restabelecimento da confiança e do respeito mútuo anteriormente rompido no âmbito escolar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este trabajo está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y creen a partir de su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue el crédito correspondiente por la creación original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode