PIBID: A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO RESTABELECIMENTO DO VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1312
Abstract
Este trabalho é desenvolvido a partir da vivência pedagógica como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre a Instituição de Ensino Superior e a escola pública estadual. O trabalho tem como objetivo investigar a contribuição de proposta de intervenção pedagógica para o restabelecimento do vínculo professor e aluno no processo ensino e aprendizagem. A metodologia partiu de pesquisa bibliográfica seguida de pesquisa de campo, de abordagem qualitativa em educação do tipo estudo de caso etnográfico, pela observação participante durante o período de 2015-2016, realizada em uma escola pública, localizada no município de São José dos Campos. Os dados da pesquisa foram coletados a partir da aplicação de oficinas de intervenção pedagógica direcionadas a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, identificados com dificuldades de socialização e de aprendizagem. Os resultados indicaram que a inserção de metodologia diferenciada de ensino contribuiu para a interação professor e aluno, pelo restabelecimento da confiança e do respeito mútuo anteriormente rompido no âmbito escolar.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-03-15
How to Cite
Barbosa, T. de C., Dias, V. L. C., & Oliveira, A. da S. M. G. (2017). PIBID: A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO RESTABELECIMENTO DO VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM. Revista Univap, 22(40), 631. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1312
Issue
Section
Resumo - INIC
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1312Abstract
Este trabalho é desenvolvido a partir da vivência pedagógica como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre a Instituição de Ensino Superior e a escola pública estadual. O trabalho tem como objetivo investigar a contribuição de proposta de intervenção pedagógica para o restabelecimento do vínculo professor e aluno no processo ensino e aprendizagem. A metodologia partiu de pesquisa bibliográfica seguida de pesquisa de campo, de abordagem qualitativa em educação do tipo estudo de caso etnográfico, pela observação participante durante o período de 2015-2016, realizada em uma escola pública, localizada no município de São José dos Campos. Os dados da pesquisa foram coletados a partir da aplicação de oficinas de intervenção pedagógica direcionadas a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, identificados com dificuldades de socialização e de aprendizagem. Os resultados indicaram que a inserção de metodologia diferenciada de ensino contribuiu para a interação professor e aluno, pelo restabelecimento da confiança e do respeito mútuo anteriormente rompido no âmbito escolar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode