GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA


Autores

  • Cibele Avellar Souza Universidade do Vale do Paraíba
  • Bárbara Guardiano de Castro Moreira Universidade do Vale do Paraíba
  • Michelle Priscila dos Santos Universidade do Vale do Paraíba
  • Vera Lúcia Catoto Dias Universidade do Vale do Paraíba
  • Anamaria da Silva Martin Gascón Oliveira Universidade do Vale do Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1403

Resumo

Este trabalho é continuidade de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre universidade comunitária e escola pública, para formação inicial de professores na educação básica. O objetivo do trabalho é investigar o processo de alfabetização, construção da língua escrita, tendo como suporte os gêneros textuais. A pesquisa em educação do tipo estudo de caso etnográfico (ANDRÉ, 2005), no período de 2015-2016,  realizada pela observação participante de bolsistas PIBID, em sala do 4o ano do Ensino Fundamental I, em uma escola estadual, localizada no município de São José dos Campos, SP. A metodologia centrou-se inicialmente em pesquisa bibliográfica fundamentada em: Bezerra (2002), Marcuschi (2002), e Bakhtin (2003, p. 271), dentre outros, seguida de pesquisa de campo. Os resultados apontaram para as contribuições dos gêneros textuais na alfabetização ao longo do processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-03-28

Como Citar

Souza, C. A., Moreira, B. G. de C., dos Santos, M. P., Dias, V. L. C., & Oliveira, A. da S. M. G. (2017). GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. Revista Univap, 22(40), 683. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1403

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)