GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1403
Resumo
Este trabalho é continuidade de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre universidade comunitária e escola pública, para formação inicial de professores na educação básica. O objetivo do trabalho é investigar o processo de alfabetização, construção da língua escrita, tendo como suporte os gêneros textuais. A pesquisa em educação do tipo estudo de caso etnográfico (ANDRÉ, 2005), no período de 2015-2016, realizada pela observação participante de bolsistas PIBID, em sala do 4o ano do Ensino Fundamental I, em uma escola estadual, localizada no município de São José dos Campos, SP. A metodologia centrou-se inicialmente em pesquisa bibliográfica fundamentada em: Bezerra (2002), Marcuschi (2002), e Bakhtin (2003, p. 271), dentre outros, seguida de pesquisa de campo. Os resultados apontaram para as contribuições dos gêneros textuais na alfabetização ao longo do processo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-03-28
Como Citar
Souza, C. A., Moreira, B. G. de C., dos Santos, M. P., Dias, V. L. C., & Oliveira, A. da S. M. G. (2017). GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. Revista Univap, 22(40), 683. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1403
Edição
Seção
Resumo - INIC
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1403Resumo
Este trabalho é continuidade de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre universidade comunitária e escola pública, para formação inicial de professores na educação básica. O objetivo do trabalho é investigar o processo de alfabetização, construção da língua escrita, tendo como suporte os gêneros textuais. A pesquisa em educação do tipo estudo de caso etnográfico (ANDRÉ, 2005), no período de 2015-2016, realizada pela observação participante de bolsistas PIBID, em sala do 4o ano do Ensino Fundamental I, em uma escola estadual, localizada no município de São José dos Campos, SP. A metodologia centrou-se inicialmente em pesquisa bibliográfica fundamentada em: Bezerra (2002), Marcuschi (2002), e Bakhtin (2003, p. 271), dentre outros, seguida de pesquisa de campo. Os resultados apontaram para as contribuições dos gêneros textuais na alfabetização ao longo do processo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode