PIBID: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Bruna Dias Rodrigues, Vera Lúcia Catoto Dias, Anamaria da Silva Martin Gascón Oliveira

Resumo


Este trabalho é continuidade de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre universidade comunitária e escola pública estadual, para formação inicial de professores da educação básica. O trabalho tem como objetivo investigar a contribuição do Programa Ler & escrever e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, na formação e construção da identidade docente. A metodologia centrou-se em pesquisa teórico-bibliográfica, seguida de comparativos dos principais objetivos nos dois Programas. A fundamentação teórica centrou-se em: Delors (2003), Nóvoa (1995), Gatti (2013) dentre outros. Os resultados apontaram que a participação de alunos do Curso de Pedagogia em Programas de formação contribuem com a formação e com a construção da identidade docente.

Palavras-chave


PIBID, Ler & Escrever, Formação Docente, valorização de professores.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1688

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.