A PRÁTICA DE GÊNEROS TEXTUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB O OLHAR DO DOCENTE


Autores

  • Juliane Costa Pereira Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa - INESP
  • Isabela Penna Firme Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa - INESP
  • Milena Almerinda Leite de Paula Watanabe Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa - INESP

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.705

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar a possibilidade de se introduzir a prática do uso de diferentes gêneros textuais na Educação Infantil, através da realização de três projetos educativos: Produção de livro coletivo de contos (professora 1); Reescrita do conto chapeuzinho vermelho (professora 2); Produção de um jornal (professora 3). Foi conduzida uma pesquisa qualitativa em três Escolas Municipais de São José dos Campos, SP com crianças de 5 a 6 anos. Os resultados mostraram que as crianças são capazes de ir além da simples familiarização com os diversos gêneros como ouvintes, tornando-se escritoras proficientes ainda que não de forma convencional.  

 

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Publicado

2017-01-10

Como Citar

Pereira, J. C., Firme, I. P., & Watanabe, M. A. L. de P. (2017). A PRÁTICA DE GÊNEROS TEXTUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB O OLHAR DO DOCENTE. Revista Univap, 22(40), 270. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.705