GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1403
Abstract
Este trabalho é continuidade de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre universidade comunitária e escola pública, para formação inicial de professores na educação básica. O objetivo do trabalho é investigar o processo de alfabetização, construção da língua escrita, tendo como suporte os gêneros textuais. A pesquisa em educação do tipo estudo de caso etnográfico (ANDRÉ, 2005), no período de 2015-2016, realizada pela observação participante de bolsistas PIBID, em sala do 4o ano do Ensino Fundamental I, em uma escola estadual, localizada no município de São José dos Campos, SP. A metodologia centrou-se inicialmente em pesquisa bibliográfica fundamentada em: Bezerra (2002), Marcuschi (2002), e Bakhtin (2003, p. 271), dentre outros, seguida de pesquisa de campo. Os resultados apontaram para as contribuições dos gêneros textuais na alfabetização ao longo do processo.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-03-28
How to Cite
Souza, C. A., Moreira, B. G. de C., dos Santos, M. P., Dias, V. L. C., & Oliveira, A. da S. M. G. (2017). GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. Revista Univap, 22(40), 683. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1403
Issue
Section
Resumo - INIC
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1403Abstract
Este trabalho é continuidade de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre universidade comunitária e escola pública, para formação inicial de professores na educação básica. O objetivo do trabalho é investigar o processo de alfabetização, construção da língua escrita, tendo como suporte os gêneros textuais. A pesquisa em educação do tipo estudo de caso etnográfico (ANDRÉ, 2005), no período de 2015-2016, realizada pela observação participante de bolsistas PIBID, em sala do 4o ano do Ensino Fundamental I, em uma escola estadual, localizada no município de São José dos Campos, SP. A metodologia centrou-se inicialmente em pesquisa bibliográfica fundamentada em: Bezerra (2002), Marcuschi (2002), e Bakhtin (2003, p. 271), dentre outros, seguida de pesquisa de campo. Os resultados apontaram para as contribuições dos gêneros textuais na alfabetização ao longo do processo.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode