ACEITAÇÃO SENSORIAL DE POLENTA DOCE CONDIMENTADO COM MARACUJÁ

Elder Tonete Lasaro da Costa, Maico Teodoro Silva, Weliton Barbosa de Aquino, Deusélio Bassini Fioresi, Fabiana Carvalho Rodrigues, Evandro de Andrade Siqueira, Larissa Haddad Souza Vieira Haddad Souza Vieira, Lucas Louzada Pereira

Resumo


Este trabalho teve como objetivo avaliar sensorialmente a aceitação de formulações de polenta doce condimentada com maracujá, ressaltando a necessidade de inserção de produtos inovados no mercado e, consequentemente a criação de novos nichos de mercados. A polenta é um creme à base de farinha de milho. O maracujá (Passiflora edulis) é um fruto oriundo da América do Sul. Ele é considerado uma boa fonte de vitamina C, levando em conta este aspecto, o fruto quando adicionado nas formulações fornece, além do sabor característico, valores nutricionais. As formulações consistem no preparo de polenta com adição de maracujá (com ou sem semente) e/ou adição de leite condensado. Como metodologia, utilizou-se do teste de aceitação, com uso de escala hedônica. Verificou-se que é possível a modificação de um produto (inovação). Os dados demostraram que a formulação que apresentou melhor média foi a com semente (resíduo) e com leite condensado.

Palavras-chave


Criação de novos produtos, maracujá e polenta.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1656

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.