SUSCETIBILIDADE DE Helicoverpa armigera Hübner A FORMULADOS À BASE DE Bacillus thuringiensis BERLINER

Victor Luiz de Souza Lima, Cristhian Eliseo Durán Aguirre, Ana Clara Thezolin Azevedo, Dirceu Pratissoli

Resumo


O inseto Helicoverpa armigera recentemente registrado no Brasil é uma das maiores pragas da agricultura mundial. Pode atacar mais de 200 espécies de plantas e possui populações resistentes a diversos inseticidas. A utilização de microrganismos com potencial patogênico contra insetos é uma alternativa aos inseticidas. Essa pesquisa foi realizada com o objetivo de determinar a suscetibilidade de lagartas de H. armigera à produtos formulados à base de Bacillus thuringiensis (Bt) Para os experimentos, foram utilizados os produtos comerciais Dipel® e Agree®, os quais tiveram sua concentração ajustada para 108 conídios viáveis ml-1. Essa concentração foi aplicada sobre dieta artificial, a qual foi colocada em uma placa de Petri que continha 10 lagartas de primeiro instar. Foram realizadas cinco repetições para cada produto. As avaliações foram feitas a cada 24h durante sete dias. Os produtos comerciais Dipel® e Agree® causaram, respectivamente, 100% e 94% de mortalidade das lagartas de H. armigera. Esse resultado mostra o potencial de produtos à base de Bt sobre H. armigera.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1029

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.