ANÁLISE DOS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS APRESENTADOS NAS PROPAGANDAS DOS CANAIS INFANTIS DE TELEVISÃO POR ASSINATURA
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i47.403
Resumo
As empresas alimentícias, historicamente, investem ferozmente na divulgação de produtos, muitos deles alimentos de calorias-vazias, ricos em açúcar e gorduras. Os comerciais, tendo a criança como público-alvo, vêm acarretando diversas inquietações de órgãos e de pesquisadores. Objetivo: Avaliar as propagandas e o valor nutricional dos produtos alimentícios apresentados em propagandas exibidas nos canais infantis de TV por assinatura. Foi realizada a gravação simultânea não consecutiva, por duas semanas, de três canais infantis de TV por assinatura (A, B e C). A análise dos dados consistiu na verificação daqueles dos produtos, alimentícios ou não, para posterior análise das informações nutricionais, além do cumprimento da legislação vigente. As crianças e os adolescentes que assistiram a essa programação estiveram expostos a uma alta carga de anúncios, principalmente os relacionados a brinquedos e produtos alimentícios. Entre os produtos alimentícios que mais foram anunciados destacam-se os biscoitos no Canal B (1ª semana, 28 aparições) e refrigerante (19 aparições, Canal C, 2ª semana). Com relação aos nutrientes, notou-se que as gorduras e o açúcar, analisado de acordo com a lista de ingredientes dispostos nos rótulos desses produtos, estão em quantidades elevadas. Além disso, os anunciantes se utilizam de meios apelativos para atrair a atenção do espectador. É necessária uma fiscalização e controle mais efetivos por parte dos órgãos públicos com relação às propagandas e chamadas exibidas na televisão, uma vez que estas podem exercer importante influência nas escolhas alimentares, principalmente no público infantil, período no qual há a formação das preferências alimentares.
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Publicado
2019-06-27
Como Citar
Ledo, A., Chaud, D. M. A., & Abreu, E. S. de. (2019). ANÁLISE DOS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS APRESENTADOS NAS PROPAGANDAS DOS CANAIS INFANTIS DE TELEVISÃO POR ASSINATURA. Revista Univap, 25(47), 70–85. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i47.403
Edição
Seção
Ciências da Saúde
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i47.403Resumo
As empresas alimentícias, historicamente, investem ferozmente na divulgação de produtos, muitos deles alimentos de calorias-vazias, ricos em açúcar e gorduras. Os comerciais, tendo a criança como público-alvo, vêm acarretando diversas inquietações de órgãos e de pesquisadores. Objetivo: Avaliar as propagandas e o valor nutricional dos produtos alimentícios apresentados em propagandas exibidas nos canais infantis de TV por assinatura. Foi realizada a gravação simultânea não consecutiva, por duas semanas, de três canais infantis de TV por assinatura (A, B e C). A análise dos dados consistiu na verificação daqueles dos produtos, alimentícios ou não, para posterior análise das informações nutricionais, além do cumprimento da legislação vigente. As crianças e os adolescentes que assistiram a essa programação estiveram expostos a uma alta carga de anúncios, principalmente os relacionados a brinquedos e produtos alimentícios. Entre os produtos alimentícios que mais foram anunciados destacam-se os biscoitos no Canal B (1ª semana, 28 aparições) e refrigerante (19 aparições, Canal C, 2ª semana). Com relação aos nutrientes, notou-se que as gorduras e o açúcar, analisado de acordo com a lista de ingredientes dispostos nos rótulos desses produtos, estão em quantidades elevadas. Além disso, os anunciantes se utilizam de meios apelativos para atrair a atenção do espectador. É necessária uma fiscalização e controle mais efetivos por parte dos órgãos públicos com relação às propagandas e chamadas exibidas na televisão, uma vez que estas podem exercer importante influência nas escolhas alimentares, principalmente no público infantil, período no qual há a formação das preferências alimentares.
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