REFLEXOS DO PLANO DE NEGÓCIOS EM MICROEMPRESAS DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

Autores

  • Marcia Roberta Da Silva Louzada Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • José Mauro De Sousa Balbino Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER)
  • Drieli Aparecida Rossi Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Evandro De Andrade Siqueira Instituto Federal do Espírito Santo
  • Lucas Louzada Pereira Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.925

Resumo

Empreender é uma arte de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da vida em momentos propícios para atingir fins específicos. Mais que gestor, o empreendedor é um visionário que identifica oportunidades e traça caminhos para alcançar seus objetivos. Este trabalho buscou analisar o perfil do empreendedor vendanovense e sua visão sobre a importância da adoção do plano de negócios e ao mesmo tempo identificar os possíveis impactos sofridos por empresas que não o utilizaram. Como ferramenta metodológica para desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se uma análise descritiva com aplicação da pesquisa de campo e como ferramenta de coleta de dados, adotou-se o questionário semiestruturado. Os resultados indicam que os empreendedores vendanovenses consideram o plano de negócio como uma ferramenta válida para o suporte na abertura e condução do empreendimento, sendo um instrumento auxiliador ao negócio em que estes atores estão inseridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Roberta Da Silva Louzada, Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Graduanda em Administração de Empresas

José Mauro De Sousa Balbino, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1980), Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Pública Municipal, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES (2012), Mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1985) e Doutorado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1996), cursando a parir de agosto de 2016 Pós-graduação em Educação Ambiental e Sustentabilidade pelo IFES. Atualmente é pesquisador e Chefe do Centro Regional de Desenvolvimento Rural Centro Serrano do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural e professor da FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, atuando nas disciplina de Metodologia de Pesquisa, Desenvolvimento sustentável e Diversidade Cultural e na orientação dos trabalhos de conclusão de curso em Administração e Ciências Contábeis. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo Pós Colheita, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, produtividade, pós-colheita, conservação, principalmente com as culturas do tomate, morango e taro.

Drieli Aparecida Rossi, Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Mestrado em Produção Vegetal e Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela mesma Universidade . Atualmente atuo como Diretora Acadêmica e Docente na Faculdade Venda Nova do Imigrante nos cursos de graduação e pós-graduação.

Evandro De Andrade Siqueira, Instituto Federal do Espírito Santo

Possui MBA em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas pelo Centro Universitário Vila Velha (2008), graduação em Ciências Contábeis pela Associação de Ensino Integrado Organizado Universitário - Faculdade Pio XII (2008) e Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001). Atualmente é professor efetivo e Coordenador do Curso Técnico em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo-Ifes (Campus Venda Nova do Imigrante).

 

Lucas Louzada Pereira, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande Sul, M.Sc Eng de Produção pela UENF. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, campus Venda Nova do Imigrante. Trabalho com pesquisas voltadas para o controle de qualidade e produção na agricultura, bem como os processos de inovação e transferência de tecnologia, tendo como pano de fundo a cafeicultura, com enfoque nas abordagens de produção de cafés especiais e micro lotes.

Downloads

Publicado

2017-01-24

Como Citar

Louzada, M. R. D. S., Balbino, J. M. D. S., Rossi, D. A., Siqueira, E. D. A., & Pereira, L. L. (2017). REFLEXOS DO PLANO DE NEGÓCIOS EM MICROEMPRESAS DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE. Revista Univap, 22(40), 403. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.925

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)