REFLEXOS DO PLANO DE NEGÓCIOS EM MICROEMPRESAS DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

Marcia Roberta Da Silva Louzada, José Mauro De Sousa Balbino, Drieli Aparecida Rossi, Evandro De Andrade Siqueira, Lucas Louzada Pereira

Resumo


Empreender é uma arte de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da vida em momentos propícios para atingir fins específicos. Mais que gestor, o empreendedor é um visionário que identifica oportunidades e traça caminhos para alcançar seus objetivos. Este trabalho buscou analisar o perfil do empreendedor vendanovense e sua visão sobre a importância da adoção do plano de negócios e ao mesmo tempo identificar os possíveis impactos sofridos por empresas que não o utilizaram. Como ferramenta metodológica para desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se uma análise descritiva com aplicação da pesquisa de campo e como ferramenta de coleta de dados, adotou-se o questionário semiestruturado. Os resultados indicam que os empreendedores vendanovenses consideram o plano de negócio como uma ferramenta válida para o suporte na abertura e condução do empreendimento, sendo um instrumento auxiliador ao negócio em que estes atores estão inseridos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.925

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.