PAVIMENTO INTERTRAVADO PERMEÁVEL COM RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E MICROESFERAS DE PARAFINA

Autores

  • Thais Ferreira dos Santos Universidade do Vale do Paraíba
  • Maria Eduarda Fernandes Universidade do Vale do Paraíba
  • Erika Peterson Gonçalves Universidade do Vale do Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1177

Palavras-chave:

pavimentos permeáveis, pavimentos em blocos de concreto, pavers de resíduo de construção civil, pavimento poroso e pavimento Intertravado permeável.

Resumo

O trabalho visa o desenvolvimento da produção de pisos Intertravados porosos com a utilização de agregado miúdo reciclado a partir de moagem de resíduo da demolição de paredes. A escolha do agregado reciclado foi motivada devido à grande demanda de resíduos produzida pela indústria da construção civil, sendo que um problema recorrente é o descarte dos mesmos, visto que as áreas destinadas a este fim se têm apresentado cada vez mais escassas e com o objetivo de reduzir custos. O carácter permeável foi obtido com a utilização de material espaçador, ou seja, formador de porosidade residual, que permita o fluxo de líquido através do pavimento. Neste trabalho foi utilizado a técnica de utilização de microesferas de parafina dispersas no interior da massa, que após a produção e cura da peça foi retirada por meio da aplicação de calor, proporcionando a vaporização da parafina adicionada ao processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Ferreira dos Santos, Universidade do Vale do Paraíba

FEAU/Engenharia civil

Downloads

Publicado

2017-02-17

Como Citar

Santos, T. F. dos, Fernandes, M. E., & Gonçalves, E. P. (2017). PAVIMENTO INTERTRAVADO PERMEÁVEL COM RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E MICROESFERAS DE PARAFINA. Revista Univap, 22(40), 551. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1177

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)