CONCRETO RECICLADO: ESTUDO E CARACTERIZAÇÃO DAS MATÉRIAS PRIMAS

Ivan Franco Portela, Danilo Costa Trombim, Erika Peterson Gonçalves

Resumo


Não é de hoje que a preocupação com o meio ambiente é assunto debatido em diversos setores de produção de materiais para a construção civil. Afinal, este é o setor que mais desperdiça na utilização dos recursos naturais. Simultaneamente, construtoras de diversas regiões do país estudam e desenvolvem metodologias para a execução de empreendimentos com o menor nível de desperdício possível, seja no âmbito ambiental ou econômico, adotando um sistema de gerenciamento de resíduos. Partindo dessa premissa, este estudo busca uma metodologia para o reaproveitamento destes resíduos para revelar, hipoteticamente, a necessidade de se aumentar a porcentagem do cimento para a produção de um concreto com agregado graúdo reciclado mais eficiente e traçar um paralelo entre os dois tipos (concreto convencional e concreto reciclado), verificando assim, até quando o concreto reciclado pode ser considerado mais viável, economicamente.

Palavras-chave


Agregado graúdo; Resíduo da Construção Civil; Concreto estrutural; Agregado reciclado.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1321

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.