O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES

Vanessa Fagundes Campos, Caroline Palacio de Araujo, Aline Tintori Mantovani, Kalia Dável Grecco, Janete Valani, Kênia Rezende, Elias Terra Werner

Resumo


As tecnologias se difundiram em todas as esferas da sociedade, possibilitando um vasto acesso à informação para grande parte da população. Na educação, a inserção da tecnologia como ferramenta de ensino enfrenta várias dificuldades, na qual é usada de forma limitada na sala de aula. Esta pesquisa teve como objetivo identificar os principais obstáculos enfrentados pelos professores na utilização de recursos tecnológicos como ferramentas de ensino, permitindo a compreensão das mudanças necessárias para que ocorra a implementação efetiva desses recursos durante a ministração em suas aulas. O estudo foi realizado com professores do ensino fundamental e médio de uma escola pública do município de Alegre-ES, onde foi aplicado um questionário como instrumento para coleta de dados. Como resultado, nota-se que os professores entrevistados não têm dificuldade na utilização de tais recursos e que a escola oferece todo suporte a eles. Entretanto, estes enfrentam diariamente muitos desafios, tais como, infraestrutura e excesso de alunos, que dificultam o processo de ensino, o que leva a pouca utilização desses recursos pelos professores questionados.


Palavras-chave


Ensino-aprendizagem, educação, recursos tecnológicos

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DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.815

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