OFICINA DE ORIGAMI: ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO TEMA OLIMPÍADAS

Joyce dos Santos Vieira, Aristhotelis Tadeu Tiradentes, Elias Terra Werner, Carolina Demetrio Ferreira, Andréia Weiss

Resumo


Utilizar diferentes metodologias e ferramentas em sala de aula exige do professor conhecimento e interesse por propiciarem um estímulo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Neste trabalho foi desenvolvida uma oficina de origami para uma turma do 6º Ano do Ensino Fundamental da E.E.E.F.M. ”Professor Pedro Simão” no município de Alegre-ES. O objetivo da mesma foi confeccionar/representar alguns animais e plantas da fauna e flora brasileira para compor uma maquete para o projeto da escola com o tema das olimpíadas. A oficina foi realizada em três aulas com a confecção dos modelos de uma borboleta, um macaco e da flor vinca Catharanthus roseus, abordando a sustentabilidade e a preservação ambiental, ambos os temas relacionados às olimpíadas. A participação e o empenho dos alunos foram surpreendentes, evidenciando que atividades diferenciadas podem aproximar o aluno de qualquer tema que o professor queira abordar, quando trabalhado de forma contextualizada, propiciando uma interação entre alunos e professores.


Palavras-chave


Dobraduras; Contextualização; Instrumento de ensino

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1384

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

A Revista Univap informa que:

- Recebe submissões de artigos em fluxo contínuo;

- Não aceita trabalhos de revisões de literatura;

- Não há limite de autores. Em 2021 irá limitar a 5 autores por trabalhos;

- Consulte as Normas Gerais de Publicação <https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/about/editorialPolicies#custom-2> e o Template <http://www1.univap.br/revista/20200812_Template_Revista_Univap.doc> para formatação do trabalhos;

- Os autores deverão seguir rigorosamente as orientações do Template/Modelo e inserir o número de Orcid nos Metadados da submissão;

- Os autores deverão enviar uma Declaração de Conflito de Interesses que deve ser preenchida, assinada e enviada através do passo 4 do processo de submissão. Portanto, nenhum artigo será publicado na Revista Univap sem o preenchimento desses requisitos. <http://www1.univap.br/revista/Declara_Rev_Univap.docx>

- Recomendamos que inclua um documento suplementar indicando três avaliadores com experiência na área (nome, email, Lattes);

- O prazo médio de avaliação é de 6 meses.


Revista UniVap, e-ISSN 2237-1753, é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 7 indexadores e 1 diretório:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.