OFICINA DE ORIGAMI: ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO TEMA OLIMPÍADAS

Joyce dos Santos Vieira, Aristhotelis Tadeu Tiradentes, Elias Terra Werner, Carolina Demetrio Ferreira, Andréia Weiss

Resumo


Utilizar diferentes metodologias e ferramentas em sala de aula exige do professor conhecimento e interesse por propiciarem um estímulo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Neste trabalho foi desenvolvida uma oficina de origami para uma turma do 6º Ano do Ensino Fundamental da E.E.E.F.M. ”Professor Pedro Simão” no município de Alegre-ES. O objetivo da mesma foi confeccionar/representar alguns animais e plantas da fauna e flora brasileira para compor uma maquete para o projeto da escola com o tema das olimpíadas. A oficina foi realizada em três aulas com a confecção dos modelos de uma borboleta, um macaco e da flor vinca Catharanthus roseus, abordando a sustentabilidade e a preservação ambiental, ambos os temas relacionados às olimpíadas. A participação e o empenho dos alunos foram surpreendentes, evidenciando que atividades diferenciadas podem aproximar o aluno de qualquer tema que o professor queira abordar, quando trabalhado de forma contextualizada, propiciando uma interação entre alunos e professores.


Palavras-chave


Dobraduras; Contextualização; Instrumento de ensino

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DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1384

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