TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM DA CIDADE DE ALEGRE E A MUDANÇA DE PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 1ª ANO DO ENSINO MÉDIO

Esdras de Souza Santos, Érika Aparecida da Silva Freitas, Andréia Weiss

Resumo


Os três pilares que ambasam a Universidade pública - ensino, pesquisa e extensão - são necessárias para a relação entre o conhecimento construido nesse espaço com os conhecimentos presentes no dia-a-dia dos sujeitos na sociedade. Nesse sentido, os projetos de extensão aproximam essas duas realidades, oportunizando um olhar e um entendimento da ação da Universidade na vida dos sujeitos. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo trabalhar com o 1º ano do Ensino Médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio “Aristeu Aguiar”, localizada no Município de Alegre, Espírito Santo, durante o período letivo do ano de 2014, o processo de modificação e transformação da paisagem do município de Alegre no decorrer dos anos a fim de perceberem as consequências dessas no cotidiano dos participantes. A partir disso foram desenvolvidas cinco ações que ocorreram em diferentes partes do município de Alegre que incitaram o olhar, a reflexão e a percepção das ações desses alunos no espaço em que estão inseridos. Concluímos que as ações interdisciplinares que ocorreram via educação formal e não-formal ganhou uma representatividade e um pertencimento por parte dos alunos sobre sua cidade.

Palavras-chave


História; Educação; Transformação; Extensão.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.779

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