ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA: O QUE SE TEM PRODUZIDO E DISCUTIDO A RESPEITO NO BRASIL

O QUE SE TEM PRODUZIDO E DISCUTIDO A RESPEITO NO BRASIL


TEACH OF INDIGENOUS HISTORY: WHAT HAS BEEN PRODUCED AND DISCUSSED IN BRAZIL

WHAT HAS BEEN PRODUCED AND DISCUSSED IN BRAZIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v30i65.4489

Resumo

O ensino da história dos povos indígenas é uma questão fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Sua inserção na legislação advém da modificação da Lei anterior, que contemplava o ensino de História africana e afro-brasileira, conforme a Lei 11.645, de 2008. O objetivo é apresentar o que se tem produzido e discutido a respeito da História indígena no Brasil, por intermédio do levantamento e análise de publicações que contemplam os descritores Lei 11.645 e indígenas. É possível apontar que as produções reconhecem a legislação como um compromisso com a preservação da memória e da identidade dos povos indígenas e que há possibilidade de uma educação intercultural. No entanto, indicam também os limites da aplicação da Lei, uma vez que ainda existem visões estereotipadas e tratamento esporádico da temática, e geralmente advinda da iniciativa individual de professores

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Biografia do Autor

Mírian Cristina de Moura Garrido, Universidade de Taubaté/Professora Visitante

Pós-doutora em História pela Universidade Federal de São Paulo, Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Mestra em História pela mesma instituição. Atua como professora Visitante no Mestrado em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté e professora de ensino médio na unidade Etec Santa Isabel (CPS). A pesquisadora usufruiu de quatro meses de Estágio de Pesquisa na Universidade de Pittsburgh (Estados Unidos), cujo projeto está relacionado às trajetórias de afrodescendentes no Brasil e nos Estados Unidos. Realizou, também, Pesquisa de Campo em Maputo (Moçambique). Tese, Estágio no Exterior, Trabalho de Campo e Dissertação desenvolvidos com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Participa do grupo de estudos da Unifesp "Religiões e trajetórias das experiências missionárias em África: arquivos, acervos e pesquisas" e do " Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros", da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (ambos registrados no CNPq), eleita vice-coordenadora do Grupo de Trabalho de História da África (ANPUH-SP), biênio 2018-2020. Atua principalmente nos seguintes temas: afrodescendentes, identidade, movimento negro, políticas publicas, escritas de si, livro didático, pós-abolição, história e cultura afro-brasileira, e Moçambique.

Larissa Rocha, Universidade de Taubaté/Mestranda

Licenciada em História e Mestranda em Desenvolvimento Humano, ambos na Universidade de Taubaté, desenvolve pesquisas e projetos de extensão no campo da história afro-brasileira, indígena e local.

Isabella Cesar, Universidade de Taubaté

Graduanda Licenciatura História na Universidade de Taubaté, bolsista PIBIC-CNPq. Desenvolve pesquisa sobre História afro-brasileira, africana e materiais didáticos.

Anna Romancene

Graduanda Licenciatura História na Universidade de Taubaté, bolsista PIBIC-UNITAU. Desenvolve pesquisa sobre História afro-brasileira, africana e materiais didáticos.

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Publicado

2024-03-25

Como Citar

Moura Garrido, M. C. de, Oliveira Casemiro da Rocha, L., Cesar dos Santos, I. C. ., & Romancene Dias da Silva , A. (2024). ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA: O QUE SE TEM PRODUZIDO E DISCUTIDO A RESPEITO NO BRASIL. Revista Univap, 30(65). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v30i65.4489

Edição

Seção

Ciências Humanas