ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA: O QUE SE TEM PRODUZIDO E DISCUTIDO A RESPEITO NO BRASIL
O QUE SE TEM PRODUZIDO E DISCUTIDO A RESPEITO NO BRASIL
TEACH OF INDIGENOUS HISTORY: WHAT HAS BEEN PRODUCED AND DISCUSSED IN BRAZIL
WHAT HAS BEEN PRODUCED AND DISCUSSED IN BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v30i65.4489
Resumo
O ensino da história dos povos indígenas é uma questão fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Sua inserção na legislação advém da modificação da Lei anterior, que contemplava o ensino de História africana e afro-brasileira, conforme a Lei 11.645, de 2008. O objetivo é apresentar o que se tem produzido e discutido a respeito da História indígena no Brasil, por intermédio do levantamento e análise de publicações que contemplam os descritores Lei 11.645 e indígenas. É possível apontar que as produções reconhecem a legislação como um compromisso com a preservação da memória e da identidade dos povos indígenas e que há possibilidade de uma educação intercultural. No entanto, indicam também os limites da aplicação da Lei, uma vez que ainda existem visões estereotipadas e tratamento esporádico da temática, e geralmente advinda da iniciativa individual de professores
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Referências
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Lei 11.645, de 10 de março de 2008. (2008, 11 março). Altera a Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Presidência da República. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm.
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Publicado
2024-03-25
Como Citar
Moura Garrido, M. C. de, Oliveira Casemiro da Rocha, L., Cesar dos Santos, I. C. ., & Romancene Dias da Silva , A. (2024). ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA: O QUE SE TEM PRODUZIDO E DISCUTIDO A RESPEITO NO BRASIL. Revista Univap, 30(65). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v30i65.4489
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Ciências Humanas
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DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v30i65.4489Resumo
O ensino da história dos povos indígenas é uma questão fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Sua inserção na legislação advém da modificação da Lei anterior, que contemplava o ensino de História africana e afro-brasileira, conforme a Lei 11.645, de 2008. O objetivo é apresentar o que se tem produzido e discutido a respeito da História indígena no Brasil, por intermédio do levantamento e análise de publicações que contemplam os descritores Lei 11.645 e indígenas. É possível apontar que as produções reconhecem a legislação como um compromisso com a preservação da memória e da identidade dos povos indígenas e que há possibilidade de uma educação intercultural. No entanto, indicam também os limites da aplicação da Lei, uma vez que ainda existem visões estereotipadas e tratamento esporádico da temática, e geralmente advinda da iniciativa individual de professores
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Wittmann, L. T. (2015). Ensino (d) e história indígena. Autêntica.
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