CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: REVISANDO CONCEITOS E APLICAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA E CIÊNCIAS


Autores

  • Francisco C. R. Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo: São José dos Campos, SP, BR
  • Alan Prestes IP&D - UNIVAP

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i55.2623

Resumo

O ensino da disciplina de Física se baseia, muitas vezes, na apresentação dos conteúdos, conceitos e leis físicas de forma mecânica e fragmentada, além de distanciada das experiências e vivências prévias dos alunos. Em oposição a essa realidade, os documentos oficiais, que norteiam a educação no país, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), apontam, entre outras concepções metodológicas, a contextualização e a interdisciplinaridade do conhecimento como abordagens educacionais facilitadoras de uma aprendizagem, na qual, educadores e alunos são agentes ativos na construção do conhecimento. Neste artigo, é apresentada uma revisão da literatura dos conceitos de contextualização e interdisciplinaridade no ensino de Física do Ensino Médio e de Ciências no Ensino Fundamental, com o objetivo de melhor entender seu importante papel nas propostas e ações de ensino-aprendizagem, que privilegiam um conhecimento contextualizado e integrado à vida do educando. Relatos de experiências bem-sucedidas na adoção destas concepções são também apresentados e comentados.

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Biografia do Autor

Francisco C. R. Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo: São José dos Campos, SP, BR

Bacaharel em Astronomia (UFRJ), Licenciado em Física (ULBRA), Mestre em Ciência Espacial (INPE) e Doutor em Astrofísica (INPE e SSL-UCBerkeley). Professor substituto do IFSP - SJC

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Publicado

2021-10-26

Como Citar

Fernandes, F. C. R., & Prestes, A. (2021). CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: REVISANDO CONCEITOS E APLICAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA E CIÊNCIAS. Revista Univap, 27(55). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i55.2623