DENDROCLIMATOLOGIA COM AMOSTRAS DE ARAUCARIA ANGUSTIFOLIA COLETADAS EM SANTA CATARINA

Caren Lorensi, Alan Prestes

Resumo


Amostras do lenho de Araucaria angustifolia coletadas em Painel, no estado de Santa Catarina, foram analisadas em comparação com séries climatológicas locais, a fim de se conhecer a influência do clima no crescimento das árvores. Foram utilizadas séries de precipitação, temperatura e da evapotranspiração. O estudo aponta que as variáveis climatológicas influenciam no crescimento das árvores, porém atuam em conjunto, deixando claro que não são os valores extremos dessas variáveis que influenciam, mas sim o balanço entre elas que deixa o solo em condições favoráveis para o desenvolvimento dos vegetais. Na análise sazonal, ficou claro que o excesso de chuva pode ser prejudicial, porém, se atrelada a temperaturas mais elevadas, pode representar um auxílio no crescimento. A evapotranspiração local segue a tendência da temperatura e nos regimes sazonais mostrou que a influência conjunta da precipitação e da temperatura define seu grau de influência no crescimento das plantas. Não se descarta a hipótese de que uma cronologia mais robusta e com maior alcance temporal poderia elencar mais características do local. Mesmo assim, os resultados apontam que as plantas desse sítio são sensíveis ao clima local e podem ser utilizadas como registros naturais.


Palavras-chave


Dendroclimatologia; séries temporais; pinheiro-do-Paraná.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i44.424

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.