USO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA NA DESIGNAÇÃO DE ENCARGOS DIDÁTICOS: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i56.2557
Resumo
A proposta deste trabalho é a apresentação de um modelo de programação linear inteira para o problema de designação de encargos didáticos em uma instituição de ensino superior que maximize as preferências e habilidades dos professores. Para validação e avaliação da eficácia do modelo foi realizado um estudo de caso preliminar no Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio. Neste contexto, os resultados obtidos são promissores, com melhoras em índices relacionados à satisfação, habilidade e carga horária docente em comparação com a designação manual adotada pelo departamento e também com outra formulação para o problema apresentada na literatura.
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Referências
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Publicado
2021-10-26
Como Citar
Moreira, A. P., Silva, D., & Filho, J. C. de M. (2021). USO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA NA DESIGNAÇÃO DE ENCARGOS DIDÁTICOS: UM ESTUDO DE CASO. Revista Univap, 27(56). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i56.2557
Edição
Seção
Ciências Exatas e da Terra
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http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i56.2557Resumo
A proposta deste trabalho é a apresentação de um modelo de programação linear inteira para o problema de designação de encargos didáticos em uma instituição de ensino superior que maximize as preferências e habilidades dos professores. Para validação e avaliação da eficácia do modelo foi realizado um estudo de caso preliminar no Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio. Neste contexto, os resultados obtidos são promissores, com melhoras em índices relacionados à satisfação, habilidade e carga horária docente em comparação com a designação manual adotada pelo departamento e também com outra formulação para o problema apresentada na literatura.
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